Aspectos históricos da neuropsicologia: subsídios para a formação de educadores

Autores

  • Marta Pinheiro

Palavras-chave:

neurociência cognitiva, neuropsicologia cognitiva, história da ciência, cognitive neuroscience, cognitive neuropsychology, science history

Resumo

A neuropsicologia é uma ciência do século XX, mas as raízes da sua história remontam a Antigüidade. O objetivo deste estudo é discutir aspectos da história da neuropsicologia, desde a sua origem até o seu surgimento e estabelecimento enquanto ciência, com o objetivo de fornecer subsídios a educadores interessados no estudo das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem. Uma teoria da aprendizagem efetiva deve levar em conta os substratos anatômicos cerebrais e os mecanismos neurofisiológicos do comportamento, pois só assim o educador poderá compreender o nãoaprender do aluno e, conseqüentemente, adotar estratégias adequadas para superá-lo.

Historical aspects of the neuropsychology: a contribution to the educators formation

Abstract

The neuropsychology is a science of the 20th century but we need to return to the early history to find its origins. The objective of the present review is to discuss aspects of the historical process of scientific organization of the area with the purpose to provide fundamental concepts to educators interested in the study of learning disabilities. An effective learning theory must consider brain and mental processes since in this only case the educator can understand why the student doesnt learn and so adopt adequated strategies to improve his cognitive rehabilitation.

Downloads

Publicado

2005-10-20

Como Citar

Pinheiro, M. (2005). Aspectos históricos da neuropsicologia: subsídios para a formação de educadores. Educar Em Revista, 21(25), p. 175–196. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2244

Edição

Seção

Dossiê Temático