Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática

Autores

  • João Pedro da Ponte

Palavras-chave:

investigar a prática, desenvolvimento profissional do professor, colaboração, investigate the practice, professional development, colaboration.

Resumo

No ensino fundamental e médio, tal como no ensino superior, cada vez mais existem professores que empreendem pesquisas sobre a sua própria prática profissional. Fazem-no porque sentem necessidade de compreender melhor a natureza dos problemas com que se defrontam, para poder transformar a sua prática e as suas condições de trabalho. Este artigo começa por apresentar resumidamente as principais características dessa actividade como género de pesquisa. De seguida, descreve a experiência de um grupo de professores e formadores ligados à disciplina de Matemática, em diversos níveis de ensino, que tem empreendido colectivamente uma actividade de aprofundamento e divulgação das suas pesquisas sobre a sua própria prática profissional. E, finalmente, o artigo analisa o que esse trabalho representou para os diversos participantes envolvidos.

Researching in order to understand and transform our own practice

Abstract

In elementary and secondary schools, as well as at university level, an increasing number of teachers are investigating their own professional practices. They undertake that because they feel the need of better understanding the nature of the problems that they face, in order to transform their practice and working conditions. This paper begins by briefly presenting the main characteristics of this activity as a research genre. Then, it describes the experience of a group of mathematics teachers and teacher educators, from several school levels, who are collectively carrying out an activity of reflecting about their investigations about their practices and presenting then to the professional community. And, finally, the article analyses what that work represented for the participants involved in this work.

Downloads

Como Citar

da Ponte, J. P. (2004). Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educar Em Revista, 20(24), p. 37–66. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2208

Edição

Seção

Dossiê Temático