Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce

Maria Augusta Bolsanello

Resumo



O estudo verificou que os profissionais que atuam em estimulação precoce
sentem-se despreparados no desempenho profissional, tanto para atuar com
a criança quanto com a família. Constatou que a escassez de literatura específica
e os poucos cursos existentes comprometem a formação, a especialização
e a atualização destes profissionais. Propõe, assim, entre outras medidas:
a) a mobilização da universidade para participar ativamente na melhoria
deste atendimento, por meio da pesquisa, ensino e extensão; b) a implantação
de um modelo referencial de pesquisa e formação profissional em
estimulação precoce, tanto em ambiente presencial quanto em ambiente virtual,
composto de biblioteca digital/virtual e de banco de dados especializado;
c) a criação de cursos de formação presencial e à distância nesta área.
Estas medidas buscariam promover a constante formação e atualização técnico-
pedagógica destes profissionais, a fim de propiciar um atendimento de
qualidade na estimulação precoce.

Concepts about intervention and assessement strategies in early intervention professionals

Abstract


This research has verified that professionals who works in early intervention
feel themselves as unprepared in their professional performance, this feeling
exists in relation to children as to family. This work also noticed that the lack
of specified literature and the little number of offered courses produce a
commitment of those professionals in relation to formation, specialization
and updating. In this way, this work proposes some measures as: a)
University mobilization in order to have, in the way of research, teaching
and extension, an active participation in professionals updating; b) a referential
model implantation of research and formation of professionals of early
intervention, in a presencial and virtual environment composed by digital
library and specialized data bank; c) presencial and distance education courses
creation for this area. These measures intend to promote a constantly
formation and technical-pedagogical updating of these professionals, in order
to proportionate a high quality answer in early intervention.


Palavras-chave


educação especial; estimulação precoce; formação de profissionais; special education; early intervention; professional formation.

Texto completo:

PDF DOI


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

 

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