Uma dimensão avaliativa do Fundef: a desigualdade regional

Autores

  • Romualdo Portela de Oliveira

Palavras-chave:

Fundef, financiamento da educação, políticas educacionais, financing of the education, education politics.

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a desigualdade nacional em educação, tomando como referência o papel da esfera federal no financiamento da educação e de sua possível ação com vistas a diminuir as desigualdades intrafederativas. Toma-se como objeto de reflexão o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério Fundef , de modo que na análise aqui desenvolvida também há uma dimensão de avaliação dessa iniciativa de política pública.

An evaluative dimension of Fundef: regional inequality

Abstract

The objective of this text is to discuss the national inequality on education having as reference the role of federal sphere in Education Financing and its intervention possibilities in order to reduce inequalities between the Brazilian states. Fundef Fund of Maintenance and Development of the Fundamental Teaching and of Valorization of the Teaching is taken, here, as the reflection object, then, in this analysis there is also an evaluation dimension of that initiative of public politics.

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Como Citar

de Oliveira, R. P. (2003). Uma dimensão avaliativa do Fundef: a desigualdade regional. Educar Em Revista, 19(22), p. 139–151. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2178

Edição

Seção

Dossiê Temático