Sou cego ou enxergo? As questões da baixa visão

Autores

  • Maria Lúcia Toledo Moraes Amiralian

Palavras-chave:

deficiência visual, baixa visão, identidade pessoal, pertença, visual impairment, low vision, personal identity, appurtenance.

Resumo

Este texto propõe-se a discutir as dificuldades afetivo-emocionais das pessoas com baixa visão. A partir da década de 70, especialistas começaram a se preocupar com o uso efetivo da visão residual. Contudo, esses estudos se desenvolveram principalmente na área médica, educacional e tecnológica. Pesquisas na área da psicologia, em sua maioria, ainda estão centralizadas nos efeitos psicológicos da cegueira. Parece haver uma crença de que as descobertas obtidas por meio de pesquisas realizadas com pessoas cegas são esclarecedoras sobre as questões cognitivas e afetivo-emocionais das pessoas com baixa visão. Todavia, estudo realizado mostrou dificuldades específicas a esse grupo de pessoas. Duas questões básicas foram observadas e analisadas: a questão da identidade pessoal e a questão da pertença. Foram propostos temas a serem abordados por futuros estudos.

Am I blind or seeing? The questions of low vision

Abstract

This text intends to discuss the emotional disturbs of people with low vision. In the seventies, specialists started to study the effective use of residual vision. But studies about this issue were centralized in the medical, pedagogical and technological areas. Researches in the psychological area are, mostly, still centralized in the psychological effects of blindness. They share the opinion that the discoveries about blind people can be applied to low vision people, but studies with those people have shown peculiar problems to this group. Two basic problems were observed and analyzed: the identity issues and the appurtenance issues. Topics were proposed for future researches.

Downloads

Como Citar

Amiralian, M. L. T. M. (2004). Sou cego ou enxergo? As questões da baixa visão. Educar Em Revista, 20(23), p. 15–28. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2172

Edição

Seção

Dossiê Temático