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Pensamento e desejo Práticas educativas e processos de formação humana em pleno capitalismo

Maurício Mogilka

Resumo



Os vários paradigmas docentes surgidos
no século XX, com orientações teóricas e
ideológicas alternativas ao modelo tradicional,
preconizam ou ao menos sugerem
uma educação integral para a formação do
sujeito-cidadão. Contudo, a estruturação
metodológica desta formação integral tem
se mostrado difícil, na teoria e na prática.
Será tal dificuldade inerente à prática
educativa? Será sempre necessário que
uma prática privilegie uma dimensão na
formação das crianças (cognitiva, afetiva
ou social) em prejuízo das demais? Este é
o problema central desta investigação, que
foi desenvolvida com os conceitos e reflexões
da pedagogia humanista, especialmente
o pensamento de Rousseau, Dewey
e Rogers. Trata-se aqui de uma pesquisa
teórica, que buscou inicialmente trabalhar
com os conceitos de sujeito e de natureza
humana para lidar com a questão da formação
humana. Em seguida, foi abordada
a filosofia social e a concepção de democracia,
com especial ênfase para a forma
como esta abordagem relaciona os fenômenos
do desenvolvimento pessoal e vida
social, tentando superar os dualismos presentes
nos modos modernos de pensar, tais
como individual-social, sujeito-estrutura,
mente-objeto, razão-emoção. A próxima
etapa foi desenvolver a concepção de conhecimento
e aprendizagem, e a forma
como ela poderia favorecer os processos
de formação integral. Na última parte, esta
investigação procurou mergulhar nos aspectos
mais íntimos do que seriam estas
práticas de formação integral, tentando
desvendar os mistérios do que já existe e
construir alguns princípios para o que poderá
vir a existir. Contudo, esta construção
aqui não se refere a técnicas, receitas
ou fórmulas, mas princípios inspiradores
para a ação e o pensamento. Por último,
este estudo apresenta algumas conclusões
sobre as possibilidades de formação integral
das crianças, na realidade em que se
vive. Embora esta seja entendida como
uma possibilidade viável, ela é problemática,
pois a sua constituição envolveria a
superação ao menos parcial de algumas das
fragmentações que envolvem o ato
educativo, referentes à própria subjetividade
das pessoas que trabalham com as
crianças. Igualmente importante é a superação
das fragmentações de caráter mais
amplo, como aquelas que dizem respeito
ao currículo, às condições materiais do trabalho,
à organização da instituição educativa
e às suas relações com as comunidades
externas e suas lutas sociais.


Palavras-chave


educação democrática; formação integral; pedagogia humanista.

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