Open Journal Systems

Superdotação identificação e opções de atendimento

Ana Maria Irribarem Soares, Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, Tânia Maria Baibich

Resumo



A educação especial dos superdotados pode parecer polêmica, já que portadores
de altas habilidades muitas vezes são vistos como seres privilegiados
por natureza. O presente artigo parte do princípio de que o compromisso
do educador com tais alunos deve ser o mesmo compromisso que
ele tem com todos os seus alunos: o de estabelecer com eles uma relação
educativa que respeite as diferenças e que atenda, na medida do possível,
às necessidades especiais dos alunos. Estruturado a partir de pesquisas
feitas para a dissertação de mestrado que vincula um programa de atendimento
a alunos superdotados ao desenvolvimento da autonomia moral,
este trabalho apresenta o conceito de superdotação, que não é único e está
sujeito às variações culturais, bem como algumas dificuldades na identificação
do indivíduo superdotado. Também analisa o uso dos testes de inteligência
na avaliação do indivíduo portador de altas habilidades, além de
arrolar outros fatores presentes na identificação do aluno com este tipo de
necessidade especial. Finalmente, descreve alguns tipos de programas propostos como alternativas de atendimento ao aluno portador de altas
habilidades pelos órgãos governamentais e por especialistas em
superdotação. Avalia que o papel do educador é fundamental para que o
aluno portador de altas habilidades possa perceber seus talentos e não se
imagine apenas como um aluno diferente.

Giftedness identification and education options

Abstract


The special education of the gifted ones can be seen as controversial, as
the gifted are seen as privileged beings most of the times. In this paper,
one sees the role of the teacher educating gifted students equal to the role
of the teacher educating any student, that is, the role of establishing with
them an educational relationship which respects the differences and fulfills
the special needs of each and every student. It has been written having as
a basis the research made for a dissertation which links a program for the
education of gifted students with the development of their moral autonomy,
and it presents a given concept of giftedness, as well as some difficulties
that can be found in the identification of those beings. It also analyses the
use of intelligence tests to evaluate gifted pupils, as well as listing other
factors involved in their evaluation. Finally, it describes some kinds of
programs seen as alternatives of education of the gifted ones, not only by
experts, but by the government as well. One sees that the role of the educator
is very important if one wants the gifted ones to become aware of their
talents, trying to minimize the effects of being seen as a different student.


Palavras-chave


necessidades especiais; superdotação; educação especial; special needs; gifted; special education.

Texto completo:

PDF DOI