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Crianças com problemas orgânicos: contribuições e riscos de prognósticos psicológicos

Cecília Guarnieri Batista

Resumo



São apresentadas reflexões sobre as práticas dos profissionais de saúde e
educação, voltadas para crianças com problemas orgânicos, e que podem
apresentar alterações em seu desenvolvimento psicológico. Casos de crianças
com deficiência visual, muitas com problemas orgânicos adicionais,
são analisados no que se refere às contribuições de profissionais de saúde
e educação para a promoção do seu desenvolvimento, sob uma perspectiva
inclusiva, e discutidos os riscos de prognósticos negativos desses profissionais.
São destacados os seguintes momentos de atuação: Orientação
para estimulação nos primeiros anos de vida, Avaliação nos anos préescolares
e início da escolarização, e Orientação familiar nos anos préescolares
e início da escolarização. Quanto ao item Orientação familiar,
são destacados para discussão os seguintes itens: a) exagero dos pais quanto
à gravidade do problema orgânico; b) oferta de compensações à criança,
em virtude do problema; e c) não aceitação dos limites momentâneos da
criança, quanto à possibilidade de aquisições específicas (o que não significa
a impossibilidade dessa aquisição). Finalmente, os casos apresentados
são considerados como indicação de conflito entre modelos
organicistas versus modelos centrados nos aspectos psicológicos e sóciohistóricos
da construção da deficiência. É discutida a questão da generalidade versus especificidade da atenção, destacando-se a necessidade de
acompanhamento da história das interações da criança com seus familiares
e outras pessoas significativas, além da orientação quanto a recursos
ligados a cada tipo de deficiência. Sugere-se a continuidade da discussão
sobre modos de encorajar o desenvolvimento nas crianças com problemas
de origem orgânica, superando-se os limites dos modelos organicistas.

Children with organic problems: contributions and risks of psychological prognoses

Abstract


The present study presents reflections about professional practices in the
areas of health and education, centered in the experience with children
with organic problems, who may present alterations in their psychological
development. The analysis is centered in children with visual impairment,
which is associated, in many cases, to additional organic problems. The
contributions of health and education professionals for the promotion of
development of those children, as well as the risks of negative prognoses,
are discussed under the perspective of social inclusion. The following
topics are discussed: Parent guidance in early intervention, Assessment
procedures in preschool and school years, and Family guidance in
preschool and school years. This last topic is analyzed in terms of: a)
parents overestimation of the risks of the organic problems of the child; b)
trials of compensating the child for his/her organic problems; c) denial of
evidences of present limits for the learning of specific topics. Finally, the
cases are considered as indication of conflicts between biologically based
versus psychologically, historically and culturally based conceptions about
deficiency. The matter of specificity of attention is discussed, emphasizing
the need of continuously following the history of the interactions of the
child with his/her family and other significant persons, besides the offer
of general guidance on resources for each kind of disability. The permanent
discussion about strategies of developmental promotion in children with
organic problems is suggested , overcoming the limits of biologically based models.


Palavras-chave


deficiência e prognóstico psicológico; deficiência e inclusão social; problemas orgânicos e desenvolvimento psicológico; deficiency and psychological prognosis; deficiency and social inclusion; organic problems and psychological development.

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