Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web

José Palazzo Moreira de Oliveira, Maria Angélica de Oliveira Camargo Brunetto, Mário Lemes Proença Júnior, Marcelo Soares Pimenta, Cora Helena Francisconi Pinto Ribeiro, José Valdeni de Lima, Veronice de Freitas, Viviane Sodré Prado Marçal, Isabela Gasparini, Marília Abrahão Amaral

Resumo



Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos
no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e
apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O
objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos
para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos
de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada
conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos
alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de
caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade
Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos
universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada
curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus
respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais
complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos
de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos
de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação
em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas
de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra-
se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo
está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado
em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria,
adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente
a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados
MySQL e a linguagem XML.

Adaptweb: a teaching-learning environment adaptable in Web

Abstract


This article, which emphasizes the technical aspects, presents the results
obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the
authorship and the adaptable presentation of the disciplines that compound
the courses EAD in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and
ways to present the contents to the students from different graduation
courses and with different learning styles, enabling different ways of
presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the
individual preferences of the participating students. This proposal was
validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline
at the State University of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science.
In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their
respective levels of complexity, as well as with their respective examples,
exercises and suitable complementary materials. The students may use
different learning styles through the selection of the navigation way and of
the presentation styles. The navigational adjustment aspects include
navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of
teaching tactics. The complete environment for the authorship and
presentation of courses is available at the present moment at the phase of
operational prototype. This prototype is being incorporated to the platform
of EAD into some free software from the Federal University of Rio Grande
do Sul (UFRGS). The environment is based on a set of components that back
up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The
implementation primordially uses the language of PHP programming, the
database carrier MySOL and the XML language.


Palavras-chave


Educação a distância; cursos a distância na Web; sistemas inteligentes na internet; long-distance education; long-distance courses on the Web; intelligent systems on the internet.

Texto completo:

PDF DOI


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021