Acessibilidade / Reportar erro

Adaptweb: um ambiente para ensinoaprendizagem adaptativo na Web

Adaptweb: a teaching-learning environment adaptable in Web

Resumos

Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra-se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML.

Educação a distância; cursos a distância na Web; sistemas inteligentes na internet


This article, which emphasizes the technical aspects, presents the results obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the authorship and the adaptable presentation of the disciplines that compound the courses EAD in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and ways to present the contents to the students from different graduation courses and with different learning styles, enabling different ways of presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the individual preferences of the participating students. This proposal was validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline at the State University of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science. In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their respective levels of complexity, as well as with their respective examples, exercises and suitable complementary materials. The students may use different learning styles through the selection of the navigation way and of the presentation styles. The navigational adjustment aspects include navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of teaching tactics. The complete environment for the authorship and presentation of courses is available at the present moment at the phase of operational prototype. This prototype is being incorporated to the platform of EAD into some free software from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The environment is based on a set of components that back up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The implementation primordially uses the language of PHP programming, the database carrier MySOL and the XML language.

long-distance education; long-distance courses on the Web; intelligent systems on the internet


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Adaptweb: um ambiente para ensinoaprendizagem adaptativo na Web

Adaptweb: a teaching-learning environment adaptable in Web

José Palazzo Moreira de OliveiraI; Maria Angélica de Oliveira Camargo BrunettoII; Mário Lemes Proença JúniorIII; Marcelo Soares PimentaIV; Cora Helena Francisconi Pinto RibeiroV; José Valdeni de LimaVI; Veronice de FreitasVII; Viviane Sodré Prado MarçalVIII; Isabela GaspariniIX; Marília Abrahão AmaralX

IDoutor em Informática pelo Institut National Polytechnique de Grenoble - INPG/França. Professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. palazzo@inf.ufrgs.br

IIDoutora em Ciência da Computação pela UFRGS. Professora do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina - UEL

IIIDoutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do Departamento de Computação da UEL

IVPós-Doutorado pela Université de Toulouse III (Paul Sabatier). Professor do Instituto de Informática da UFRGS

VDoutora em Ciência da Computação pela UFRGS. Professora do Instituto de Informática da UFRGS

VIPós-Doutorado pelo Institut National Polytechnique de Grenoble - INPG/França. Professor do Instituto de Informática da UFRGS

VIIMestre pela UFRGS/UEL

VIIIMestranda em Ciência da Computação na UFRGS/UEL

IXMestre em Ciência da Computação pela UFRGS/UEL

XMestre em Ciência da Computação pela UFRGS/UEL

RESUMO

Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra-se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML.

Palavras-chave: Educação a distância, cursos a distância na Web, sistemas inteligentes na internet.

ABSTRACT

This article, which emphasizes the technical aspects, presents the results obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the authorship and the adaptable presentation of the disciplines that compound the courses EAD in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and ways to present the contents to the students from different graduation courses and with different learning styles, enabling different ways of presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the individual preferences of the participating students. This proposal was validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline at the State University of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science. In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their respective levels of complexity, as well as with their respective examples, exercises and suitable complementary materials. The students may use different learning styles through the selection of the navigation way and of the presentation styles. The navigational adjustment aspects include navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of teaching tactics. The complete environment for the authorship and presentation of courses is available at the present moment at the phase of operational prototype. This prototype is being incorporated to the platform of EAD into some free software from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The environment is based on a set of components that back up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The implementation primordially uses the language of PHP programming, the database carrier MySOL and the XML language.

Key-words: long-distance education, long-distance courses on the Web, intelligent systems on the internet.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 25 maio 2003

Texto aprovado em 05 set. 2003

  • AMARAL, M. Organização e armazenamento de conteúdo instrucional no ambiente Adaptweb utilizando XML Porto Alegre, 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, UFRGS.
  • BRUSILOVSKY, P. Methods and Techniques of Adaptive Hypermedia. Adaptive Hypertext and Hypermedia, Kluwer Academic Publishers, p. 1-43, 1998.
  • ______. Adaptive and Intelligent Technologies for Web-based Education. In: Künstliche Intelligenz Special Issue on Intelligent System and Teleteaching. Disponível em: <http://www.contrib.andrew.cmu.edu/~plb/papers/KI-review.html> Acesso em: 19-25 abr. 1999.
  • DOCUMENT OBJECT MODEL (DOM). Level 1 Specification Version 1.0: October 1, 1998. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/1998/REC-DOM-Level-1-19981001> Acesso em: 09 jun. 2002.
  • FREITAS, V. Autoria adaptativa de Hipermídia Educacional Porto Alegre, 2003. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Informática, UFRGS.
  • GARCIA, L. S. Aplicações de Sistemas Multi-Agentes a Sistemas de Hipermídia Adaptativa - uma proposta de ampliação à Ferramenta Gutemberg. Porto Alegre: PPGC da UFRGS, 1998.
  • GASPARINI, I. Interface adaptativa no ambiente Adaptweb: navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário. Porto Alegre, 2003. Dissertação (Mestrado) -Instituto de Informática, UFRGS.
  • KOBSA, A. Personalized Hypermedia Presentation Techniques for Improving Online Customer Relationships Disponível em: <http://citeseer.nj.nec.com/kobsa01personalised.html> Acesso em: 08 jun. 2002.
  • MARÇAL, V. Adaptação de conteúdo baseada no modelo do aluno em um ambiente de ensino adaptativo Porto Alegre, 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, UFRGS.
  • NIELSEN, J. Designing Web Usability: The Pratice of Simplicity. Indianapolis: New Riders Publishing, 2000.
  • ______. Jakob Nielsen Alertbox Disponível em: <http://www.usseit.com/alertbox/990418.html> Acesso em: 16 dez. 2002.
  • ______; TAHIR, M. HomePage: 50 websites descontruídos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
  • OLIVEIRA, J. M. P.; FERNANDES, C. T. Arquitetura de adaptação em sistemas hipermídia adaptativos educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, SBIE, METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DENTRO DO CENÁRIO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 12., 2002, Porto Alegre. Anais.. Porto Alegre: Unisinos, 2002.
  • ROUSSEAU, F. et al. (1999) User Adaptable Multimedia Presentations for the WWW. In: THE EIGHTH INTERNATIONAL. WORLD WIDE WEB CONFERENCE - WWW8, 8., Toronto, 11-14 May 1999, Toronto. Disponível em: <http://drakkar.imag.fr/awww>
  • ROY, J.; RAMANUJAN, A. XML Schema Language Taking XML to the Next Level. Proceeding of the IEEE, New York, v. 1, p. 37-40, Apr. 2001.
  • SANTOS, N.; CRESPO, S. da S. P.; ROCHA, A. R. C. Navegação em documentos hipermídia: estado da arte. COPPE/Sistemas, fev. 1996. Relatório Técnico ES-373/96. Disponível em: <http://www.ime.uerj.br/professores/neidenew/Reltec.htm> Acesso em: jan. 2002.
  • SANTIBAÑEZ, M. R. F.; FERNADES C. T. Hacia um ambiente de Aprendizagem Hipermídia Adaptativo no WWW. In: CONGRESSO DA REDE IBEROAMERICANA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - RIBIE98, 4., 20-23 out. 1998, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.niee.ufrgs.br/ribie98/TRABALHOS/204.PDF> Acesso em: out. 2002.
  • SELIGMAN, L. XML's Impact on Databases and Data Sharing. Proceeding of the IEEE, New York, v. 34, n. 6, p. 59-67, June 2001.
  • SOUTO, M. A. M. et al. Web Adaptive Training System based on Cognitive Student Style. In: IFIP WORLD COMPUTER CONFERENCE, 25-30 Aug. 2002, Montreal. Proceedings.. Montreal: IFIP, 2002.
  • EXTENSIBLE MARKUP LANGUAGE - XML. W3C Recommendation 06 October 2000. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/REC-mls> Acesso em: 09 abr. 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Recebido
    25 Maio 2003
  • Aceito
    05 Set 2003
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br