Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008

Autores

  • Araci Asinelli- Luz Universidade Federal do Paraná
  • Josafá Moreira da Cunha Universidade Federal do Paraná

Resumo

A discriminação homofóbica no contexto escolar é um problema grave em vários níveis de ensino, e está associada negativamente à percepção dos estudantes sobre o ambiente escolar. O presente estudo utiliza dados de   6.414.302   estudantes   com   idade   entre   16   e   25   anos   disponíveis   no questionário sócioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio entre       2004 e 2008. São apresentados dados sobre a incidência de três fatores associados   à   homofobia   entre   concluintes   do   ensino   médio:   (1)   sofrer discriminação   homofóbica,   (2)   presenciar   discriminação   homofóbica   e (3)   admitir   homofobia. A  análise   da   associação   entre   a   homofobia   e   a percepção dos estudantes sobre sua educação no ensino médio revela que os estudantes que não relatam ter sido alvos da discriminação homofóbica avaliam sua experiência escolar de forma mais positiva que seus pares que      sofreram discriminação.

Palavras-chave: discriminação; homofobia; escola; ensino médio.

Biografia do Autor

Araci Asinelli- Luz, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), membro do Conselho e do GT-Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Comitê da Criança e do Adolescente da OABPR. Pós-doutoranda em Educação.

Josafá Moreira da Cunha, Universidade Federal do Paraná

Psicólogo, Mestre e doutorando em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista de Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2011-04-29

Como Citar

Luz, A. A.-., & Cunha, J. M. da. (2011). Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008. Educar Em Revista, 27(39), p. 87–102. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21414

Edição

Seção

Dossiê Temático