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Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008

Araci Asinelli- Luz, Josafá Moreira da Cunha

Resumo


A discriminação homofóbica no contexto escolar é um problema grave em vários níveis de ensino, e está associada negativamente à percepção dos estudantes sobre o ambiente escolar. O presente estudo utiliza dados de   6.414.302   estudantes   com   idade   entre   16   e   25   anos   disponíveis   no questionário sócioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio entre       2004 e 2008. São apresentados dados sobre a incidência de três fatores associados   à   homofobia   entre   concluintes   do   ensino   médio:   (1)   sofrer discriminação   homofóbica,   (2)   presenciar   discriminação   homofóbica   e (3)   admitir   homofobia. A  análise   da   associação   entre   a   homofobia   e   a percepção dos estudantes sobre sua educação no ensino médio revela que os estudantes que não relatam ter sido alvos da discriminação homofóbica avaliam sua experiência escolar de forma mais positiva que seus pares que      sofreram discriminação.

Palavras-chave: discriminação; homofobia; escola; ensino médio.


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