Pedagogia e literatura: crianças e bichos na literatura infantil de Clarice Lispector

Autores

  • Nilson Fernandes Dinis

Palavras-chave:

Clarice Lispector, literatura infantil, educação de crianças, children books, children education.

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão das relações entre a literatura infantil e a educação ressaltando a singularidade dos textos de Clarice Lispector que desconstroem a relação hegemônica adulto-criança e privilegiam o mundo das crianças e dos bichos ao inverter os pressupostos pedagógicomoralizantes que sempre estiveram presentes neste gênero literário.

Pedagogy and literature: children and animals in Clarice Lispectors children books

Abstract

This study presents some thoughts about the relationship between children literature and education to project the singularity of Clarice Lispectors texts deconstructing the hegemony adult-children and distinguishing children and animals world by the inversion of the moral-pedagogical motives that always have been conected to this kind of literary genre.

Downloads

Como Citar

Dinis, N. F. (2003). Pedagogia e literatura: crianças e bichos na literatura infantil de Clarice Lispector. Educar Em Revista, 19(21), p. 271–286. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2135

Edição

Seção

Demanda Contínua