Teoria e prática tutorial em educação a distância
Resumo
A educação a distância parte da exigência de uma nova concepção de
ensino, e de docentes, até então desvelada sobre o manto da didática no
espaço presencial da sala de aula. Novas posturas pedagógicas e
metodológicas são exigidas para responder ao atual conjunto de conhecimentos
exigidos pelas transformações do mundo contemporâneo. A EAD
exige uma interlocução continuada mediante o diálogo efetivo entre alunos,
docentes e tutores ou orientadores acadêmicos e traz consigo a possibilidade
da adoção de um novo tempo escolar, com um maior respeito aos
ritmos pessoais de cada estudante. Como mediador neste processo, o professor
tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso
junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e
ao mesmo tempo participando do processo de avaliação da aprendizagem.
Distance education´s tutoring practice and theory
Abstract
Distance learning requires a new conception towards education, teaching
and students, up to now veiled under the didactical relationships built
within the existing espace and presence on classroom. New pedagogical and metodological standpoints are posed to answer the kind of knowledge
required by contemporary transformations on society. Distance Education
demands an continuing exchange between students, teachers and tutors
and opens possibilities for the adoption of a new timing for learning, based
on the students individual pace. As a mediator of this process the tutor
have an important role helping the students in advancing their learning
processes.