Debates sobre gênero na docência: O professor do sexo masculino nas séries iniciais do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-Portugal
Palavras-chave:
professor do sexo masculino, género, escolha profissional.Resumo
Resumo: Este artigo centra-se em uma investigação sobre a figura do professor do sexo masculino que trabalha no ensino público do ensino primário, onde averiguamos os motivos e as consequências da escolha profissional destes docentes que se enveredam por uma área tipicamente associada com o feminino. Analisando questionários e entrevistas com estes professores são identificadas nas suas narrativas as questões que marcaram a opção pela docência fazendo um estudo comparativo entre duas regiões: Rio de Janeiro/Brasil e Aveiro/Portugal. A presença de professores do sexo masculino na docência do ensino primário é uma forma de inserir as questões de género na educação e demonstrar que o homem também pode escolher essa actividade. Promove-se, então, discussões centradas nas representações de género que rondam o campo profissional da docência.Palavras-chave:
Publicado
2013-04-25
Como Citar
Rabelo, A. (2013). Debates sobre gênero na docência: O professor do sexo masculino nas séries iniciais do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-Portugal. Educar Em Revista, 29(48), p. 207–234. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21257
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