Debates sobre gênero na docência: O professor do sexo masculino nas séries iniciais do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-Portugal

Autores

  • Amanda Rabelo Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

professor do sexo masculino, género, escolha profissional.

Resumo

Resumo: Este artigo centra-se em uma investigação sobre a figura do professor do sexo masculino que trabalha no ensino público do ensino primário, onde averiguamos os motivos e as consequências da escolha profissional destes docentes que se enveredam por uma área tipicamente associada com o feminino. Analisando questionários e entrevistas com estes professores são identificadas nas suas narrativas as questões que marcaram a opção pela docência  fazendo um estudo comparativo entre duas regiões: Rio de Janeiro/Brasil e Aveiro/Portugal. A presença de professores do sexo masculino na docência do ensino primário é uma forma de inserir as questões de género na educação e demonstrar que o homem também pode escolher essa actividade. Promove-se, então, discussões centradas nas representações de género que rondam o campo profissional da docência.

Palavras-chave:

Biografia do Autor

Amanda Rabelo, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutoranda em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, projecto financiado pela FCT.

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro.

Mestre em Memória Social e Documentos pela UNIRIO. Pedagoga pela UNIRIO.

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Publicado

2013-04-25

Como Citar

Rabelo, A. (2013). Debates sobre gênero na docência: O professor do sexo masculino nas séries iniciais do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-Portugal. Educar Em Revista, 29(48), p. 207–234. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21257

Edição

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