A mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do Ensino Médio

Autores

  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas
  • Clésia Maria Hora Santana Diretoria Regional de Educação de Sergipe

Palavras-chave:

Valores, mídia televisiva, escola

Resumo

Esse estudo identifica a percepção de jovens do Ensino Médio de duas escolas públicas localizadas em um município do interior do Estado de Alagoas quanto aos valores transmitidos na mídia televisiva. Identifica o perfil desses jovens e a programação por eles preferida nessa mídia. Trata-se de uma pesquisa de campo em duas escolas da rede pública estadual, da qual participaram 87 alunos. O instrumento utilizado foi o questionário com   perguntas   abertas   e   fechadas.   Conclui-se   que   se   faz   necessária   a discussão da temática na escola e que o poder dessa mídia não seja ignorado pelos professores, contribuindo para a reflexão acerca dos valores por ela        disseminados.

Biografia do Autor

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (PUC/SP), Professor Associado III vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Clésia Maria Hora Santana, Diretoria Regional de Educação de Sergipe

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Educação Básica e Técnica Pedagógica na Diretoria Regional de Educação de Sergipe. E-mail: clesiahora@gmail.com

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Como Citar

Mercado, L. P. L., & Santana, C. M. H. (2011). A mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do Ensino Médio. Educar Em Revista, 27(42), p. 263–277. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20493

Edição

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