Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta

Autores

  • Andrea Giglio Bottino Universidade Veiga de Almeida
  • Thamires de Abreu Emmerick Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Adriana Benevides Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este estudo propõe uma análise e comparação do processo de compreensão de textos em alunos alfabetizados na idade adulta e alunos alfabetizados na infância. Participaram desta pesquisa 49 alunos adultos alfabetizados, do sexo masculino, com idade superior a 18 anos, frequentadores de instituições públicas ou privadas. Sendo que 29 universitários foram alfabetizados na infância (AC) e os outros 20 foram alunos alfabetizados na idade adulta (AA), sendo frequentadores do primeiro segmento do ensino fundamental, de classes de educação de jovens e adultos. Foram realizadas três etapas: no pré-teste, ambos os grupos, após a leitura de um texto, responderam um questionário e somente aqueles que obtiveram menos de 50% de acertos participaram da intervenção e do pós-teste. Na etapa da intervenção, os leitores menos habilidosos elaboraram um roteiro para a melhoria da compreensão de textos com a orientação do pesquisador. No pós-teste, esses mesmos participantes responderam um novo questionário, após a leitura de um novo texto. As comparações entre os resultados do pré e pós-teste mostraram que os leitores menos habilidosos melhoraram seus desempenhos nos níveis de compreensão textual, principalmente na macroestrutura e na argumentação.

Biografia do Autor

Andrea Giglio Bottino, Universidade Veiga de Almeida

Pedagoga. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da graduação da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e professora da graduação da Faculdade

 

de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA).

Thamires de Abreu Emmerick, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante de Graduação em Psicologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Adriana Benevides Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade de Paris XI. Professora da graduação

 

e da pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira e docente da graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Psicologia Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-12-24

Como Citar

Bottino, A. G., Emmerick, T. de A., & Soares, A. B. (2010). Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta. Educar Em Revista, 26(38), p. 145–156. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20319

Edição

Seção

Dossiê Temático