O papel da consciência morfossintática na aquisição e no aperfeiçoamento da leitura e da escrita

Autores

  • Sandra Regina Kichner Guimarães Universidade Federal do Paraná
  • Fraulein Vidigal de Paula Universidade de São Paulo

Resumo

Nos últimos decênios, diversos estudos verificaram que as habilidades metalinguísticas têm papel essencial na aquisição da linguagem escrita e revelam-se associadas à maior ou menor eficácia dessa aquisição. Entretanto, enquanto a relação entre metafonologia e aprendizagem da leitura e da escrita está bem documentada, estudos sobre a relação entre a consciência morfossintática e aprendizagem da escrita são ainda pouco numerosos. Considera-se que a partir do estágio alfabético de aquisição da escrita, o aprendiz precisa enfrentar diferentes questões relativas tanto a leitura (decodificação e compreensão) como a escrita (ortografia), diante das quais se amplia a importância da consciência morfossintática, dado que mesmo nos sistemas de escrita alfabéticos não se verifica uma correspondência biunívoca e recíproca entre letra e som. Neste artigo é apresentada uma série de estudos conduzidos em vários idiomas, com destaque para os estudos conduzidos no português brasileiro, que tiveram como objetivo verificar a relação entre a consciência morfossintática

Biografia do Autor

Sandra Regina Kichner Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Paraná - Brasil.

Fraulein Vidigal de Paula, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade de São Paulo

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Publicado

2010-12-24

Como Citar

Guimarães, S. R. K., & Paula, F. V. de. (2010). O papel da consciência morfossintática na aquisição e no aperfeiçoamento da leitura e da escrita. Educar Em Revista, 26(38), p. 93–111. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20315

Edição

Seção

Dossiê Temático