Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais

Autores

  • Liliane Ferreira Neves Inglez de Souza Universidade Paulista e da Faculdade de Administração e Artes de Limeira

Resumo

O estudo sobre aprendizagem autorregulada de uma perspectiva so­ciocognitiva tem integrado fatores cognitivos, metacognitivos, afetivos e motivacionais. Um dos constructos mais investigados nesta área é o de estratégias de aprendizagem, pois seu uso pelos estudantes é considerado um importante indicativo do nível de autorregulação. Nota-se que embora muitos alunos conheçam um repertório de estratégias, nem sempre relatam utilizá-las com frequência. Assume-se, portanto, que esta atividade requer esforço e é marcadamente afetada pela motivação do aluno. Dessa forma, tem-se como finalidade neste artigo, discutir a relação entre estratégias de aprendizagem e algumas variáveis motivacionais que têm sido sistemati­camente relacionadas a este constructo: autoeficácia, metas de realização e valor da tarefa.

Palavras-chave: estratégias de aprendizagem; motivação para aprendiza­gem; crenças motivacionais; auto-eficácia; valor da tarefa.

 

Biografia do Autor

Liliane Ferreira Neves Inglez de Souza, Universidade Paulista e da Faculdade de Administração e Artes de Limeira

Doutora em Educação na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Paulista e da Faculdade de Administração e Artes de Limeira. E-mail: lfneves@terra.com.br.

 

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Publicado

2010-05-27

Como Citar

Souza, L. F. N. I. de. (2010). Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais. Educar Em Revista, 26(36), p. 95–107. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17583

Edição

Seção

Dossiê Temático