Open Journal Systems

Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais

Liliane Ferreira Neves Inglez de Souza

Resumo


O estudo sobre aprendizagem autorregulada de uma perspectiva so­ciocognitiva tem integrado fatores cognitivos, metacognitivos, afetivos e motivacionais. Um dos constructos mais investigados nesta área é o de estratégias de aprendizagem, pois seu uso pelos estudantes é considerado um importante indicativo do nível de autorregulação. Nota-se que embora muitos alunos conheçam um repertório de estratégias, nem sempre relatam utilizá-las com frequência. Assume-se, portanto, que esta atividade requer esforço e é marcadamente afetada pela motivação do aluno. Dessa forma, tem-se como finalidade neste artigo, discutir a relação entre estratégias de aprendizagem e algumas variáveis motivacionais que têm sido sistemati­camente relacionadas a este constructo: autoeficácia, metas de realização e valor da tarefa.

Palavras-chave: estratégias de aprendizagem; motivação para aprendiza­gem; crenças motivacionais; auto-eficácia; valor da tarefa.

 


Texto completo:

PDF DOI