Quando a sociedade de consumidores vai à escola: um ensaio sobre a condição juvenil no Ensino Médio

Autores

  • Adriano Machado Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

, juventude, adolescência, ensino médio, consumismo

Resumo

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a incidência de uma cultura de consumo de mercadorias, tal como diagnosticada por diversos autores, nas construções de sentido de jovens e adolescentes do ensino médio. Tomando-se como marco teórico as perspectivas da filósofa Hannah Arendt, do sociólogo Zygmunt Bauman e do psicanalista Jurandir Freire Costa, os autores buscaram tecer análises e interpretações que, coadunadas com um olhar educacional do contexto escolar contemporâneo, colaboram para a compreensão do desinteresse juvenil nas atividades de sala de aula. Em particular, a partir de elementos comportamentais presentes em uma sociedade de consumidores, são esboçados cenários presentes na crise do ensino médio brasileiro frente a jovens e adolescentes. O estudo conclui que, dadas as atuais demandas comportamentais presentes em uma cultura organizada em torno do consumo, a condição juvenil presentificada nas escolas têm se mostrado resistente a construções de sentido que vejam o aprendizado no ensino médio inserido em um projeto de longo prazo. Como resultado se tem, então, adesões distanciadas e o predomínio de uma cultura da diversão nos espaços escolares.

Palavras-chave: juventude; adolescência; ensino médio; consumismo.

Biografia do Autor

Adriano Machado Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Psicólogo.Professor Assistente, na área de Psicologia da Educação, da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína.

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria

Filósofa.Doutora em Educação pela USP.Atualmente é Profa.do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSM e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Oliveira, A. M., & Tomazetti, E. M. (2012). Quando a sociedade de consumidores vai à escola: um ensaio sobre a condição juvenil no Ensino Médio. Educar Em Revista, 28(44), p. 181–200. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17201

Edição

Seção

Demanda Contínua