Futuros educadores ou professores? Um estudo sobre as representações sociais dos acadêmicos de letras da UFAM/Humaitá sobre a carreira docente.

Autores

  • Fabiana Soares Fernandes Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Escolha Profissional, Motivações, Representações Sociais

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Amazonas, no Campus Vale do Rio Madeira, localizado no município de Humaitá/AM. Este estudo teve por objetivo investigar quais são as representações sociais sobre a “Carreira Docente”, dos acadêmicos da Licenciatura dupla em Letras - Língua e Literatura Brasileira e Inglesa, levando em consideração o professor como sujeito do conhecimento e importante ator social no contexto escolar. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. O instrumento, uma entrevista semi-estruturada composta por duas partes: na primeira parte foi feita a identificação e os discentes puderam elencar seus motivos e influencias em sua escolha pelo curso em questão; (esses aspectos foram tabulados quantitativamente). Na segunda parte fez-se uso da “palavra indutora” que permitiu aos atores expressarem suas representações sobre a Carreira Docente (esses dados foram analisados de forma qualitativa, uma vez que o objetivo era conhecer a subjetividade envolvida no discurso). A análise dos dados coletados nos permitiu conhecer variadas motivações para o ingresso no curso, além de constatar que muitos alunos não desejavam estar cursando essa Licenciatura o que nos leva a uma preocupante reflexão sobre o  futuro comprometimento desses indivíduos com a educação.

Biografia do Autor

Fabiana Soares Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga, professora especialista da Universidade Federal do Amazonas, vinculada ao Colegiado de Pedagogia no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.

Downloads

Publicado

2011-04-29

Como Citar

Fernandes, F. S. (2011). Futuros educadores ou professores? Um estudo sobre as representações sociais dos acadêmicos de letras da UFAM/Humaitá sobre a carreira docente. Educar Em Revista, 27(39), p. 241–256. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16902

Edição

Seção

Demanda Contínua