Concordâncias e discordâncias de Dewey com Freud

Autores

  • Erika Natacha Fernandes de Andrade Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
  • Marcus Vinicius da Cunha Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Palavras-chave:

John Dewey, Sigmund Freud, Discurso Psicológico, Educação, Retórica

Resumo

Este artigo expõe idéias de Sigmund Freud sobre temas que são fundamentais para compreender o homem contemporâneo: a constituição do psiquismo; a formação e a resolução das patologias mentais; a cultura em sentido amplo e a educação como elemento mediador entre o indivíduo e a sociedade. O objetivo é apresentar as análises feitas por John Dewey sobre esses mesmos temas, tomando por base o livro Human nature and conduct. As comparações entre os discursos freudiano e deweyano são feitas por meio da metodologia proposta por Chaïm Perelman em Tratado da argumentação. As conclusões sugerem que, embora Dewey discorde de Freud em vários aspectos, existem pontos de concordância entre ambos.

Biografia do Autor

Erika Natacha Fernandes de Andrade, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marcus Vinicius da Cunha, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo, Livre-docente em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, pesquisador do CNPq e professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

2012-04-19

Como Citar

Andrade, E. N. F. de, & Cunha, M. V. da. (2012). Concordâncias e discordâncias de Dewey com Freud. Educar Em Revista, 28(44), p. 275–291. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16861

Edição

Seção

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