Catequizadores de índios, educadores de colonos, Soldados de Cristo: formação de professores e ação pedagógica dos jesuítas no Brasil, de 1549 a 1759, à luz do Ratio Studiorum

Autores

  • Peri Mesquida PUCPR

Palavras-chave:

jesuítas, educação, colégios, ratio studiorum

Resumo

A presença dos jesuítas no Brasil Colonia, de 1549 a 1759, marcou indelevelmente nossa educação e nossa prática pedagógica. O Ratio Studiorum, compêndio de regras de como ensinar, como aprender, como administrar uma instituição de ensino, foi responsável pela construção de um verdadeiro sistema de ensino no território nacional, pois não somente homogeneizava a prática pedagógica, como estabelecia um único método de ensino/aprendizagem. O objetivo principal da pesquisa cujo relato apresentamos sob a forma de artigo, foi analisar criticamente o Ratio Studiorum de 1599, edição em inglês, de 1870, e sua repercussão na formação de professores pela Companhia de Jesus no Brasil, assim como encontrar traços da prática pedagógica dos inacianos e sua influência sobre a sociedade no período estudado. Para tanto, lançamos mão do diálogo com a historiografia que tivemos acesso, em especial LEITE (1938), LACOUTURE(1994), FRANCA(1952), SCHMITZ(1994), entre outros, e de fontes documentais de apoio, utilizando basicamente a crítica hermenêutica para a análise, a interpretação e a crítica dos dados coletados, chegando a algumas conclusões preliminares, como o fato de que a ação pedagógica dos jesuítas incorporou-se na prática pedagógica no Brasil, marcando-a indelevelmente. A pesquisa mostrou também que a educação foi escolhida como opção preferencial assumida pela Companhia de Jesus, desde a sua origem, e a forma como o ensino, fundado no Ratio, tendo como base teórica o tomismo-aristotélico, auxiliou a conformar a sociedade à cultura luso-européia, baseada na ordem, na disciplina, na obediência, na autoridade, no respeito hierarquizado às regras.

 

Biografia do Autor

Peri Mesquida, PUCPR

Professor/pesquisador do programa de pós-graduação em educação, mestrado e doutorado, da PUCPR. Linha de Pesquisa: História e Política da Educação.

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Publicado

2013-04-25

Como Citar

Mesquida, P. (2013). Catequizadores de índios, educadores de colonos, Soldados de Cristo: formação de professores e ação pedagógica dos jesuítas no Brasil, de 1549 a 1759, à luz do Ratio Studiorum. Educar Em Revista, 29(48), p. 235–249. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16792

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