Desafios para o professor na sociedade da informação

Autores

  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina
  • Anair Altoé Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

educação, formação do professor, tecnologias da informação e comunicação

Resumo

As tecnologias da informação e da comunicação – TIC – ganham evidência em um contexto de amplo investimento científico e tecnológico. As TIC promovem alterações na produção, no armazenamento e na divulgação de informação e de conhecimento. Este trabalho tem o propósito de discutir os impactos da sociedade da informação na educação engendrados pelo discurso da democratização do conhecimento. Para tanto, buscou-se em pesquisas de Castells (2000), Schaff (1995), Lévy (1999), Mattelart (2006), Frigotto, (1996), e Nagel (2002) a conceituação da sociedade da informação a fim de compreender o papel das tecnologias nesse contexto. A análise apontou os desafios para o professor para atuação crítica com tecnologias uma vez que o aumento no acesso à informação gera questionamentos sobre as abordagens educacionais tradicionais. Análises feitas por Altoé (2003), Teruya (2006), Brito e Purificação (2008) revelam a necessidade de formação do professor para análise crítica e reflexiva para o uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Assim, o referencial adotado possibilitou a apreciação crítica a respeito das características da sociedade da informação e as implicações no papel do professor diante do uso crescente de tecnologias.

Biografia do Autor

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professora colaboradora no colegiado de Pedagogia da UNIOESTE campus de Cascavel-PR.

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina

Anair Altoé, Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2012-09-19

Como Citar

Baladeli, A. P. D., Ferreira Barros, M. S., & Altoé, A. (2012). Desafios para o professor na sociedade da informação. Educar Em Revista, 28(45), p. 155–165. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16619

Edição

Seção

Demanda Contínua