A educação na mudança social: lugar central, lugar secundário e lugar nenhum

Autores

  • Elie Ghanem Feusp

Palavras-chave:

educação, mudança social

Resumo

Traz exemplos que sustentam a hipótese de que há uma discrepância entre o sentido geral atribuído à educação pelos enfoques sociológicos e aquele que é conferido por autoridades públicas e profissionais de organizações escolares. O sentido que tais autoridades e profissionais atribuem à educação coincide consideravelmente com as noções mais recorrentes na opinião pública, que, em geral, localiza a educação em posição central como fator de mudança social, se não até como fator exclusivo. O argumento foi elaborado para situar uma pesquisa sobre mudança educacional no Brasil, apoiada pela Fapesp em 2004-2005. Aquela pesquisa dedicou-se a reportar as características das ações de reforma educacional nos anos 1990, confrontando-as com iniciativas circunscritas, abarcadas pela denominação de inovação educacional.

Biografia do Autor

Elie Ghanem, Feusp

Professor de sociologia da educação, da Faculdade de Educação da USP.

Downloads

Publicado

2011-12-08

Como Citar

Ghanem, E. (2011). A educação na mudança social: lugar central, lugar secundário e lugar nenhum. Educar Em Revista, 28(45), p. 213–229. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16582

Edição

Seção

Demanda Contínua