Enfrentando o problema dos estágios no desenvolvimento mental das crianças

Autores

  • Maria Luísa Bissoto Centro Universitário Salesiano São Paulo

Palavras-chave:

desenvolvimento psicológico, atividade social, linguagem, cultura

Resumo

O objetivo central do artigo é discutir o conceito naturalista e evolutivo de desenvolvimento mental, especialmente nos modelos teóricos que defendem uma concepção do desenvolvimento humano pautada numa divisão por estágios, relacionando marcadamente idade cronológica e mudanças intra e interindividuais. Tais modelos teóricos dicotomizam a psicologia da criança nos aspectos necessidade-motivação e intelectuais-cognitivos. Pretendendo superar essa dicotomia, Elkonin propõe que o desenvolvimento humano é melhor entendido como movimento dialético de assimilação, pela criança, desde o seu nascimento, dos objetivos, motivos e normas das relações humanas e de aquisição e interiorização dos modos social e historicamente evoluídos de ação com objetos, presentes em uma coletividade. Essa perspectiva dialética de compreender o desenvolvimento permite: 1. entender o processo de desenvolvimento mental como uma espiral ascendente, antes do que linearmente, 2. explanar a significância funcional dos diferentes períodos do desenvolvimento, clarificando seus padrões de transição, e 3. se mostra relevante como um auxílio para resolver a questão da suscetibilidade dos vários estágios do desenvolvimento da criança a tipos particulares de influência.

Biografia do Autor

Maria Luísa Bissoto, Centro Universitário Salesiano São Paulo

Terapeuta Ocupacional, especialização emEducação Especial, Mestrado e Doutorado em Educação. Docente do lato-Sensu do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba. Área de pesquisa: processos cognitivos, aprendizagem e educação.

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Publicado

2011-12-08

Como Citar

Bissoto, M. L. (2011). Enfrentando o problema dos estágios no desenvolvimento mental das crianças. Educar Em Revista, 28(43), p. 149–172. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14535

Edição

Seção

Demanda Contínua