Open Journal Systems

Concepções e concepções alternativas de média: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental

Sandra Magina, Irene Cazorla, Verônica Gitirana, Gilda Guimarães

Resumo


O presente estudo analisa concepções de estudantes e professores sobre média, tanto aquelas válidas quanto as alternativas, com validade para alguns casos. Um teste, em lápis e papel, composto de 3 questões foi elaborado e aplicado com 287 estudantes e professores brasileiros, dos quais: 54 eram alunos da 4ª série e 47 eram da 5ª série do ensino fundamental, 61 eram estudantes iniciantes e 82 eram estudantes concluintes do curso de pedagogia, e 43 eram professores das séries iniciais do ensino fundamental. O teste foi aplicado de forma coletiva, em sala de aula. Excetuando o grupo de professores, todos os grupos tendem a confundir média com adição dos valores ou com o valor máximo. Os resultados mostram que, apesar da evolução no entendimento do conceito de média em relação ao nível de escolaridade, algumas confusões ainda são identificadas entre o grupo de professores

Palavras-chave


Tópicos específicos da Educação, Letramento Estatístico, média aritmética, concepções errôneas, Estudo Diagnóstico

Texto completo:

PDF DOI