Concepções e concepções alternativas de média: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Sandra Magina Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Irene Cazorla Universidade Estadual de Santa Cruz/BA
  • Verônica Gitirana Universidade Federal de Pernambuco
  • Gilda Guimarães Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Tópicos específicos da Educação, Letramento Estatístico, média aritmética, concepções errôneas, Estudo Diagnóstico

Resumo

O presente estudo analisa concepções de estudantes e professores sobre média, tanto aquelas válidas quanto as alternativas, com validade para alguns casos. Um teste, em lápis e papel, composto de 3 questões foi elaborado e aplicado com 287 estudantes e professores brasileiros, dos quais: 54 eram alunos da 4ª série e 47 eram da 5ª série do ensino fundamental, 61 eram estudantes iniciantes e 82 eram estudantes concluintes do curso de pedagogia, e 43 eram professores das séries iniciais do ensino fundamental. O teste foi aplicado de forma coletiva, em sala de aula. Excetuando o grupo de professores, todos os grupos tendem a confundir média com adição dos valores ou com o valor máximo. Os resultados mostram que, apesar da evolução no entendimento do conceito de média em relação ao nível de escolaridade, algumas confusões ainda são identificadas entre o grupo de professores

Biografia do Autor

Sandra Magina, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Sandra Magina PhD pela Universidade de Londres e pós-doutora pela Universidade de Lisboa, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC/SP - sandra@pucsp.br; Irene Cazorla, doutora pela UNICAMP e pós-doutora pela PUC/SP, é professora da UESC/BA - icazorla@uol.com.br, Verônica Gitirana, PhD pela Universidade de Londres, é professora do Programa de Pós-graduação Educação Matemática e Tecnologia da UFPE -veronica.gitirana@gmail.com; Gilda Guimarães, Dr em Psicologia Cognitiva, é professora do Programa de Pós-graduação Educação Matemática e Tecnologia da UFPE -gilda@ufpe.br

Irene Cazorla, Universidade Estadual de Santa Cruz/BA

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutora pela PUC/SP, é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA)

Verônica Gitirana, Universidade Federal de Pernambuco

PhD pela Universidade de Londres, é professora do Programa de Pós-graduação Educação Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Gilda Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva, é professora do Programa de Pós-graduação Educação Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Downloads

Como Citar

Magina, S., Cazorla, I., Gitirana, V., & Guimarães, G. (2010). Concepções e concepções alternativas de média: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental. Educar Em Revista, 2, p. 59–71. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13865

Edição

Seção

Demanda Contínua