Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?

Autores

  • Salete Campos de Moraes PUC/RS

Palavras-chave:

políticas públicas em educação, propostas alternativas em políticas educacionais, democratização das relações entre Estado e sociedade.

Resumo

Discute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considere os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas.

Biografia do Autor

Salete Campos de Moraes, PUC/RS

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Como Citar

de Moraes, S. C. (2009). Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?. Educar Em Revista, 25(35), p. 165–179. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13602

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