Aprendizagem e método psicanalítico

Autores

  • Marta Regina de Leão D'Agord UFRGS

Palavras-chave:

Método psicanalítico, Aprendizagem-Conhecimento – Saber

Resumo

Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.

Palavras-chave: Método psicanalítico; aprendizagem; conhecimento; saber

 

Biografia do Autor

Marta Regina de Leão D'Agord, UFRGS

Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Downloads

Publicado

2009-11-25

Como Citar

D’Agord, M. R. de L. (2009). Aprendizagem e método psicanalítico. Educar Em Revista, 26(36), p. 147–161. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13405

Edição

Seção

Demanda Contínua