Open Journal Systems

Aprendizagem e método psicanalítico

Marta Regina de Leão D'Agord

Resumo


Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.

Palavras-chave: Método psicanalítico; aprendizagem; conhecimento; saber

 


Palavras-chave


Método psicanalítico, Aprendizagem-Conhecimento – Saber

Texto completo:

PDF DOI