A busca pela efetividade do direito à educação: análise da atuação de uma Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do interior paulista

Autores

  • Adriana Dragone Silveira Faculdade de Educação USP

Palavras-chave:

Direito à educação, Ministério Público, Infância e Juventude, controle social

Resumo

O presente artigo analisa como o Ministério Público, instituição concebida na Constituição Federal de 1988 para defender o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis, atuou para efetivar o direito à educação, ou seja, a garantia de um direito social positivado na legislação como direito de todos e dever do Estado. Para tanto, analisou-se a atuação da Promotoria da Justiça da Infância e Juventude do município de Ribeirão Preto. Da Promotoria estudada destaca-se a atuação crescente nos últimos anos, envolvendo diferentes solicitações, desde a requisição do acesso e permanência à educação infantil, ao ensino fundamental, ao ensino médio, às escolas próximas da residência, questionamentos sobre a qualidade de ensino, incentivos à gestão democrática do ensino público, entre outros assuntos. Outro importante aspecto do trabalho nessa Promotoria é o envolvimento da sociedade civil na discussão das prioridades por meio da realização de audiências públicas.

Biografia do Autor

Adriana Dragone Silveira, Faculdade de Educação USP

Doutoranda em educação pela USP.

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Como Citar

Silveira, A. D. (2010). A busca pela efetividade do direito à educação: análise da atuação de uma Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do interior paulista. Educar Em Revista, 2, p. 233–250. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13244

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