Open Journal Systems

O computador como proposta para superar dificuldades de aprendizagem: estratégia ou mito?

Keite de Melo Nepomuceno, Mônica Rabello de Castro

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar as concepções de dificuldadesde aprendizagem de sujeitos envolvidos em programas que utilizamo computador, buscando identificar as expectativas que depositam norecurso tecnológico para a superação do problema. Investigaram-se trêsprogramas, num total de doze entrevistas, classificando os sujeitos em trêscategorias: professor, instrutor e coordenador da proposta. Dois programasfuncionavam em escolas públicas, uma do Rio de Janeiro e outra daBaixada Fluminense, e o terceiro em uma escola particular da Zona Sul doRio de Janeiro. A análise dos dados foi baseada no Modelo da EstratégiaArgumentativa. O confronto dos discursos em um mesmo programa reveloudistanciamentos, contradições e poucas aproximações: para alguns, nãoexiste dificuldade de aprendizagem; para outros, a dificuldade não é dacriança; e, para outros ainda, a dificuldade é da criança e está relacionada aquestões psicológicas passíveis de complexas classificações. O computadoraparece ora como mero motivador, ora como meio de disciplinar o aluno,ora como meio de expressão e parte do processo ensino-aprendizagem. Aexistência de conflitos entre as concepções reflete um não-consenso entreos envolvidos, acarretando efeitos impeditivos aos objetivos pretendidos pelos programas.

Palavras-chave


difficulty in learning conceptions; computer in education; argumentative strategy; concepções de dificuldade de aprendizagem; computador na educação; estratégia argumentativa

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