O computador como proposta para superar dificuldades de aprendizagem: estratégia ou mito?
Palavras-chave:
difficulty in learning conceptions, computer in education, argumentative strategy, concepções de dificuldade de aprendizagem, computador na educação, estratégia argumentativaResumo
O objetivo deste estudo foi investigar as concepções de dificuldadesde aprendizagem de sujeitos envolvidos em programas que utilizamo computador, buscando identificar as expectativas que depositam norecurso tecnológico para a superação do problema. Investigaram-se trêsprogramas, num total de doze entrevistas, classificando os sujeitos em trêscategorias: professor, instrutor e coordenador da proposta. Dois programasfuncionavam em escolas públicas, uma do Rio de Janeiro e outra daBaixada Fluminense, e o terceiro em uma escola particular da Zona Sul doRio de Janeiro. A análise dos dados foi baseada no Modelo da EstratégiaArgumentativa. O confronto dos discursos em um mesmo programa reveloudistanciamentos, contradições e poucas aproximações: para alguns, nãoexiste dificuldade de aprendizagem; para outros, a dificuldade não é dacriança; e, para outros ainda, a dificuldade é da criança e está relacionada aquestões psicológicas passíveis de complexas classificações. O computadoraparece ora como mero motivador, ora como meio de disciplinar o aluno,ora como meio de expressão e parte do processo ensino-aprendizagem. Aexistência de conflitos entre as concepções reflete um não-consenso entreos envolvidos, acarretando efeitos impeditivos aos objetivos pretendidos pelos programas.Publicado
2008-11-11
Como Citar
Nepomuceno, K. de M., & Castro, M. R. de. (2008). O computador como proposta para superar dificuldades de aprendizagem: estratégia ou mito?. Educar Em Revista, 24(31), p. 245–265. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12797
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