Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios

Autores

  • Magda Floriana Damiani Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

collaborative work, teacher work, learning, Socio-historic psychology, trabalho colaborativo, trabalho docente, aprendizagem, psicologia sócio-histórica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir e afirmar a importância do desenvolvimentode atividades colaborativas nas escolas. O texto está baseado emampla revisão de literatura voltada para: a teorização acerca dos processospsicológicos envolvidos nesse tipo de atividades, com base, principalmente,na psicologia sócio-histórica; e a análise dos resultados de diferentes investigaçõesque enfocaram as atividades colaborativas entre professores eestudantes, de maneira a retirar delas algumas conclusões úteis para o trabalhoem Educação. A revisão foi realizada com base em pesquisas publicadas emlivros, artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de eventos tradicionaisda área, no Brasil e em outros países. Ela inclui, também, pesquisasdesenvolvidas no âmbito do projeto “Trabalho colaborativo em Educação:desenvolvimento e benefícios”, coordenado pela autora deste texto, que vemse dedicando, nos últimos cinco anos, a estudar a temática. O texto não tema pretensão de constituir-se em um “estado da arte” sobre o trabalho colaborativo,sendo possível, inclusive, que não inclua resultados de investigaçõesconsideradas fundamentais por outros pesquisadores. Devido à extensão daprodução relacionada ao assunto, sua revisão exaustiva seria tarefa infindável.Assim, apresenta dados de estudos considerados metodologicamentesólidos e teoricamente relevantes que foram reunidos com o objetivo deresumir e divulgar, pelo menos em parte, o conhecimento já produzido sobrea importância do trabalho colaborativo na Educação.

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Publicado

2008-11-11

Como Citar

Damiani, M. F. (2008). Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar Em Revista, 24(31), p. 213–230. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12795

Edição

Seção

Demanda Contínua