O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios
Palavras-chave:
educação brasileira, ensino superior, universidade, política educacional, Brazilian education, higher education, university, educational policyResumo
O trabalho apresenta, de uma perspectiva filosófico-educacional, uma análisee reflexão sobre a situação atual do ensino superior público no Brasil,mostrando não só o amplo e contínuo processo, conduzido pelo Estado,de sua reconfiguração organizacional e administrativa mas também a ambíguapolítica educacional que subjaz a esse processo. Para tanto, retomaas formulações legais e descreve algumas iniciativas governamentais quevêm buscando implementar uma permanente reforma universitária comvistas à adequação do ensino superior nacional às consígnias do modelosocietário capitalista neoliberal, implementado pela elite brasileira, nestequadrante da história do país. Explicita-se então o dilema fundamentalvivido pela sociedade brasileira, representado pelo confronto entre umaeducação baseada na teoria do capital humano e uma educação inspiradana teoria da emancipação humana. A educação superior pública é atingidaem cheio por essa intencionalidade ideológica, levando-se em conta suaimportância no processo de construção da vida social, seja no âmbito dotrabalho, da sociabilidade e da cultura, o que torna ainda mais difícil a construção,pelas universidades públicas, de seu projeto político-educacional,tarefa a que se entregam numa postura de luta contra-ideológica.Publicado
2008-11-11
Como Citar
Severino, A. J. (2008). O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Educar Em Revista, 24(31), p. 73–89. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12789
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