Uma inovação aparente

Autores

  • Iara Bemquerer Costa UFPR

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem

Resumo

Discute-se no artigo o uso da internet em atividades de produção escolar de textos, a partir de um exemplo de atividade desenvolvida por alunos de oitava série do ensino fundamental. No caso em foco, os alunos foram orientados a produzir textos argumentativos a partir de instruções disponibilizadas no Portal Educacional de uma instituição particular de ensino, que tem escolas conveniadas em vários pontos do Brasil. Os textos foram produzidos no computador e enviados para um avaliador na sede da instituição. O artigo discute inicialmente as orientações disponibilizadas on line para os alunos e professores. Em seguida, analisa um conjunto de 120 textos produzidos em duas escolas, uma situada em São Paulo – SP, outra em Fortaleza – CE. As orientações do Portal Educacional mostram a permanência de uma concepção tradicional de produção da dissertação escolar. Os textos produzidos on line pelos alunos das duas escolas escol­hidas confirmam a mesma concepção tradicional. O caso estudado revela um descompasso entre a inovação tecnológica na escola e seu uso nas aulas de língua portuguesa. O computador e a internet dão uma aparência de modernidade a atividades tradicionais. Para finalizar, são indicadas alterna­tivas para inovar a produção de textos e obter resultados mais interessantes com uso das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Textos argumentativos; Redação on line.

 


Biografia do Autor

Iara Bemquerer Costa, UFPR

Professora Sênior do Curso de Pós-Graduação em Letras (mestrado/doutorado) da UFPR. Área de Concentração: Estudos Lilngüísticos

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Publicado

2009-11-25

Como Citar

Costa, I. B. (2009). Uma inovação aparente. Educar Em Revista, 26(36), p. 215–231. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12645

Edição

Seção

Demanda Contínua