Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados

Autores

  • Rosemara Perpétua Lopes Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

formação inicial de professores/teacher initial education, licenciatura/major, saberes e aprendizagens docentes/teaching background and knowledge

Resumo

Formação de professores é um desafio que ultrapassa fronteiras de es­paço e tempo. No caso da formação inicial, as dificuldades de articular necessidades formativas oriundas do campo de atuação às possibilidades dos cursos que formam o professor se mantêm. Buscando contribuir para minimizá-las, realizou-se uma investigação, cujos objetivos foram: inves­tigar processos de aprendizagem da docência e evidenciar concepções de futuros professores sobre a sua profissão. Formulou-se um questionário com perguntas abertas, respondido por vinte estudantes do último ano de licenciatura de uma universidade pública do interior paulista, de cursos distintos. Os dados foram analisados em seis eixos temáticos, resultando em significativas constatações, das quais se destaca a falta de saberes relativos à especificidade da profissão docente e ao contexto sócio-histórico no qual ela acontece, comprometendo a ação futura do professor e, consequent­emente, a aprendizagem do aluno da escola básica. Cabe, pois, repensar a formação docente, numa época em que seu redimensionamento por meios tecnológicos é possível.

Palavras-chave: formação inicial de professores; licenciatura; saberes e aprendizagens docentes.

 

 

Biografia do Autor

Rosemara Perpétua Lopes, Universidade Estadual Paulista

Pedagoga. Mestranda em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Presidente Prudente. Investiga Formação Inicial de Professores, na Linha de Pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação”.

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Publicado

2009-11-25

Como Citar

Lopes, R. P. (2009). Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados. Educar Em Revista, 26(36), p. 163–179. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11868

Edição

Seção

Demanda Contínua