Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos à Educar em Revista (QUALIS/CAPES A1) serão encaminhados a pareceristas ad hoc, com título de doutor/a, que avaliarão a relevância do tema abordado para a área da Educação; a organização da estrutura do texto e das referências bibliográficas; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; além de questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presente no artigo.

A editoria da Educar em Revista monitora e realiza avaliação prévia dos manuscritos submetidos, quanto ao atendimento aos quesitos formais dos artigos e aos regramentos exigidos aos autores. 

REGRAS PARA AUTORES EM MANUSCRITOS DA EDUCAR EM REVISTA:

I - os manuscritos poderão ser compostos por até três (3) autores/as. A) Para o caso de autoria individual, o/a autor/a deve ter exclusivamente o título de doutor/a. B) Em caso de co-autoria, um/a dos/as co-autores/as poderá estar na condição de doutorando, sendo o/a primeiro/a autor/a obrigatoriamente doutor/a.

A Educar em Revista não aceita manuscritos de mestres e graduados.   

II - Todos/as os/as autores/as devem possuir cadastro no ORCID id (https://orcid.org/).

III - Os/As autores/as devem preencher e informar todos os metadados na plataforma da revista, como formação, escolaridade, instituição, link do currículo (LATTES para autores/as brasileiros/as), contatos, etc. 

IV - Desde 01 de agosto de 2019, recomenda-se em função da política de internacionalização, que os artigos (de autores/as brasileiros/as) submetidos à revista – para a seção de demanda contínua - se aprovados, sejam vertidos para uma língua estrangeira (podendo ser em inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão). A responsabilidade e os custos com a tradução e a sua respectiva revisão deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do artigo. A Educar em Revista publicará as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido, deverão constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico).

V - Os/As autores/as deverão respeitar o prazo de interstício de 24 meses de publicação de seus manuscritos na Educar em Revista.  

 

REGRAS PARA A ESCRITA DOS MANUSCRITOS:

Os artigos devem seguir, obrigatoriamente, os aspectos formais listados abaixo:

I – Ser digitado no Template da Educar em Revista [clicar em baixar arquivo].

II - Estar de acordo com o Foco e Escopo da revista 

III – Atender a todas as diretrizes estipuladas quanto à natureza do manuscrito;

IV – Atender às exigências fixadas para o perfil e condições para os autores;

V – Os/As autores/as deverão respeitar o prazo de interstício de 24 meses de publicação de seus manuscritos na Educar em Revista.

 VI – Ter extensão de até 20 (vinte) páginas, incluindo título nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também na língua específica (espanhol, francês, italiano e alemão), RESUMO/ABSTRACT, Palavras-chave/Keywords,  e se for o caso também em língua específica (espanhol, francês, italiano e alemão), imagens, tabelas e referências bibliográficas;

VII – Ter RESUMO/ABSTRACT de até 230 (duzentas e trinta) palavras nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica (inglês, espanhol, francês, italiano e alemão);

VIII – Ter até 05 (cinco) Palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica, com todas as iniciais maiúsculas e separadas por ponto;

IV – Ser digitado no Template da Educar em Revista, em arquivo de texto em formato “doc”, com letras Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5cm e numeração no canto inferior direito;

X – Título no alto da página, em negrito, em língua portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé;

XI - A Educar em Revista adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para evitar a identificação do autor, não fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações. Recomenda-se o uso do formato "XXX" em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para sua publicação, a equipe editorial entrará em contato para recuperar as informações em anonimato.

XII - As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Não é permitido o uso de notas bibliográficas, devendo-se identificar as referências no corpo do trabalho, por exemplo: (Sobrenome, ano, p. - página).

XIII - Imagens e tabelas (300 DPIs) deverão ser enviados no corpo do texto. Na parte superior deve-se indicar número e título (Ex.: Figura 1 - Quadro de Políticas Educacionais). Na parte inferior deve-se informar a origem (Ex.: Fonte: Acervo Museu Afro Brasil) e, se for o caso, textos explicativos de no máximo 03 (três) linhas.

VX – As referências devem seguir as normas atuais da ABNT, observando-se que, além do sobrenome, o nome do/a autor/a o deve comparecer por extenso. O destaque do título das obras e documentos deve ser em itálico, conforme exemplificado no Template da Educar em Revista

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Articles submitted to Educar em Revista (QUALIS/CAPES A1) will be forwarded to ad hoc reviewers, with a doctor's degree, who will assess the relevance of the topic addressed for the area of Education; the organization of the structure of the text and bibliographical references; fluent, cohesive and adequate textual production for academic writing; in addition to general questions related to the object of study and the theoretical and methodological appropriations present in the article.

The editors of Educar em Revista monitor and carry out a prior evaluation of the submitted manuscripts, regarding compliance with the formal requirements of the articles and the rules required of authors.

RULES FOR AUTHORS IN EDUCAR EM REVISTA MANUSCRIPTS:

I - manuscripts may be composed by up to three (3) authors. A) In the case of individual authorship, the author must exclusively have a doctor's degree. B) In case of co-authorship, one of the authors may be a doctoral student, the others being obligatorily doctors. Educar em Revista does not accept manuscripts from masters and graduates.

 II - All authors must have an ORCID id (https://orcid.org/).

 III - Authors must complete and inform all metadata on the journal's platform, such as education, schooling, institution, curriculum link (LATTES for Brazilian authors), contacts, etc.

 IV - Since August 1, 2019, it is recommended, due to the internationalization policy, that the articles (by Brazilian authors) submitted to the journal - for the continuous demand section - if approved, be translated into a foreign language (which may be in English, Spanish, French, Italian or German). The responsibility and costs for the translation and its respective revision must be assumed by the author(s) of the article. Educar em Revista will publish both versions of the text (in Portuguese and in the foreign language chosen by the author). The translated text must include the credits of the person responsible for the translation (name and email address).

V - Authors must respect the 24-month gap period for publishing their manuscripts in Educar em Revista.

FORMAT AND PREPARATION OF MANUSCRIPTS

Articles submitted for publication at Educar em Revista will be previously assessed by the Editorial Board. The articles that do not meet the editorial requirements of the Journal will be returned and the others will be sent for analysis to the reviewers.

Articles must follow the formal aspects listed below:

I – Be typed into the Educar em Revista Template, in accordance with the focus and scope of the journal

II – Comply with all guidelines regarding the nature of the manuscript.

III – Meet the requirements set for author’s profile and conditions.

IV – After having a manuscript accepted for publication at Educar em Revista, authors should wait 24 months before submitting another manuscript.

V – Have a length of up to 20 (twenty) pages, including the title, abstract, keywords, images, tables, and bibliographic references;

VI – Have an abstract of up to 230 (two hundred and thirty) words in Portuguese and English and, if that is the case, also in the specific language (English, Spanish, French, Italian and German);

VII – Have up to 05 (five) key words in Portuguese and English, and, if applicable, also in another language; all initials capitalized and separated by full stops.

VIII – Be in DOC file format, with Times New Roman font, size 12, space 1.5, A4 paper, 2.5 cm margins.

IX – Title at the top of the page, in Portuguese and English, and if that is the case, also in a specific language. For funded research, the funding agency should be mentioned on a footnote.

X- Educar em Revista adopts procedures that prevent conflicts of interest during the assessment of the submitted articles. To prevent the identification of the author, no explicit mention should be made of the author in the body of the text, footnotes, or citations. We recommend the use of the “XXX” format to replace the author’s name and the work title. If it is approved for publication, the editorial team will contact you to retrieve the information that was anonymous.

XI – Footnotes should be used for necessary explanations. The use of bibliographic notes is not allowed, and references should be identified in the text, for example: (Surname, First name, year, p. – page).

XII – Figures and tables (300 DPIs) should be sent in the text. The number and title should be written above the figure or table (For example: Figure 1 – Framework of Education Policies). The source should be informed below the figure or table (For example: Source: Museu Afro Brasil collection) and, if applicable, an explanation with up to 03 (three) lines.

XIII – References should follow current ABNT standards, with the first name (or the first two names in case of a compound name) of the author written in full. The title of the works and documents should be highlighted in italics as shown in the template

 

Documentos

Publicação de documentos relevantes para a realidade histórica e contemporânea no campo da Educação.

Dossie Temático “Tecer, fazer e saber a pesquisa narrativa”

Prazo para submissão de Artigos encerrado em 10/10/2025

O dossiê temático “Tecer, fazer e saber a pesquisa narrativa”, parte do entendimento de que a Pesquisa Narrativa é uma epistemologia que foi historicamente negada, inferiorizada ou invisibilizada no interior do projeto moderno-colonial ocidental. Nesse sentido, pesquisar com sujeitos historicamente silenciados não se trata apenas de um gesto de adição de suas vozes, mas sim uma revisão dos próprios critérios que definem o que é considerado conhecimento legítimo. Portanto, investigar narrativamente as escolas é um modo de compreender o que se passa nos cotidianos pesquisados que permite perceber o quanto a formação é um processo singularsocial contínuo e o modo como os currículos praticadospensados são tecidos. Com isso, espera-se superar explicações abstratas, entendidas como imprecisas, sobre o que se pesquisa, substituindo-as por modos de compreensão complexos sobre e com as redes de práticas, conhecimentos e valores que operam em diferentes loci de pesquisa. Portanto, por meio desta chamada, esperamos que sejam submetidas produções que defendam que a pesquisa narrativa se desenha como epistemologia capaz de colocar em cena outras possibilidades de produzir conhecimentos fortalecendo a ideia de que as pesquisas se dão com e não sobre os sujeitos em suas singularidades e potencialidades.

Assim, convidamos todos/as/es a submeterem propostas que: 1) concebam a pesquisa narrativa como epistemologia;  2) apontem a riqueza das pesquisas que possam revelar outros modos de produzir conhecimentos necessários às teorizações acadêmicas sobre o campo da pesquisa narrativa; 3) tragam discussões metodológicas sobre as diferentes formas de pesquisar narrativamente; 4) usem a epistemologia narrativa para pesquisar os currículos; 5) usem a epistemologia narrativa para pesquisar sobre e com a formação docente, 6) pensem o tempo da e na pesquisa narrativa para além da lógica do tempo linear ocidental moderno.

Período de submissão de artigos junto a este DOSSIÊ: 10/07/2025 a 10/10/2025

Dossiê "Resiliência e Resistência na Educação de Jovens e Adultos: Desafios Curriculares e Políticas Públicas em tempos de incerteza"

Neste Dossiê, assume-se como foco a resiliência dos sujeitos da EJA e a resistência coletiva de Educadores/as, Professores/as, Gestores/as e movimentos sociais, destacando os enfrentamentos nas dimensões do currículo, das práticas pedagógicas e das políticas públicas. É incontornável enfrentar os efeitos da reforma empresarial da educação, que, num contexto societal de corrosão da justiça e da solidariedade, desloca o direito à educação pública para lógicas de eficiência, competitividade e responsabilização individual e padroniza os processos educativos. Ao impor modelos alheios aos territórios, essa agenda esvazia uma educação enraizada nos projetos de vida — sobretudo dos sujeitos historicamente excluídos.  Convidam-se estudos teóricos e empíricos nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 — Currículo e avaliação: sentidos, disputas e construções contextuais – são bem-vindos estudos que abordem a construção de propostas curriculares contextualizadas, os desafios de uma avaliação ao serviço da justiça social.

Eixo 2 — Práticas pedagógicas em contextos adversos, da alfabetização à EJA-EPT – Destacam-se criação pedagógica, educação popular e protagonismo dos sujeitos, que expressem formas de resistência frente a contextos marcados pela desigualdade, pela exclusão e pelo desmonte de políticas públicas.

Eixo 3 — Políticas públicas sob disputa: contradições, avanços, retrocessos e accountability – efeitos das reformas neoliberais, a descontinuidade de programas e ações afirmativas, bem como as estratégias de resistência e incidência política de coletivos educadores em defesa da EJA como direito.

O dossiê pretende fortalecer a EJA como campo de criação, denúncia e reinvenção democrática. Procura articular diálogos Sul–Norte e experiências locais-globais com relevância pública. Ao reunir estas vozes, afirma-se a dignidade, a pluralidade e o protagonismo na EJA.

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