Análise da volatilidade dos retornos spot e futuro do café arábica no período de 2007 a 2017

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v43i81.76292

Palabras clave:

Café Arábica. Volatilidade. Modelos GARCH.

Resumen

O Café Arábica é uma commodity importante para a economia brasileira, respondendo por cerca de 60% a 70% da produção mundial, entretanto, apresenta um dos maiores índices de volatilidade de preços, de modo que essa volatilidade atrapalha o planejamento da produção e gera instabilidades que podem gerar efeitos negativos para os produtores. Nesse sentido, o presente estudo, objetiva analisar a volatilidade do retorno dos preços à vista (spot) e futuro do Café Arábica no período de 2007 a 2017. Para isso, serão utilizados os modelos de heterocedasticidade condicional autorregressiva, GARCH, EGARCH e TGARCH. Os modelos estimados demonstram a alta volatilidade dos preços do café tanto no mercado spot quanto no futuro para o período analisado, além da presença de assimetria nesses mercados e efeito alavancagem no mercado futuro.

Biografía del autor/a

Brena do Nascimento Carvalho, UFSCar

Graduada em Economia. Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Anna Karolyna Souza Silva, UFSCar

Graduada em Economia. Mestranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Tarcisio da Costa Lobato, UEA

Graduação em Matemática e em Estatística. Mestrado em Estatística. Doutorando em Economia Aplicada na Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA e da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Adelson Martins Figueiredo, UFSCar

Graduado em Ciências Econômicas, mestre e doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos – Campus de Sorocaba.

Publicado

2023-03-12

Cómo citar

do Nascimento Carvalho, B., Souza Silva, A. K., da Costa Lobato, T., & Martins Figueiredo, A. (2023). Análise da volatilidade dos retornos spot e futuro do café arábica no período de 2007 a 2017. Revista De Economia, 43(81), 295–312. https://doi.org/10.5380/re.v43i81.76292

Número

Sección

Artigos