Industrialização e Substituição de Importações no Brasil e na Argentina: Uma Análise Histórica Comparada
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v35i1.17054Palavras-chave:
industrialização, substituição de importações.Resumo
Neste trabalho faz-se um resgate histórico do processo de formaçãoindustrial no Brasil e na Argentina, retornando aos primórdios da industrializaçãodos séculos XIX e XX, mas focalizando sua atenção no modelo de industrializaçãopor substituição de importações. Neste caso, são destacadas as semelhançase as diferenças entre os dois países e realçadas as característicaseconômicas que guardam relações com a forma de estruturação desse modeloindustrial e com as saídas distintas encontradas por ambos, quando o longoperíodo de vigência das substituições de importações se esgotou. Como conclusãosimilar aos dois países aparece o fato de que ambos não conseguiram superarsua condição histórica de economias periféricas e dependentes de recursosexternos, apesar de terem transformado seus sistemas econômicos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

