O PIB brasileiro nos séculos XIX e XX: duzentos anos de flutuações econômicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i3.31283Palavras-chave:
Ciclos Econômicos, História Econômica do Brasil, Produto Interno Bruto (PIB) do BrasilResumo
O objetivo desse trabalho é o de analisar o comportamento da série do PIB brasileiro entre 1796 e 2013 no que diz respeito ao seu comportamento cíclico e períodos de crescimento econômico. Outro objetivo que surgiu com o anterior foi o de estimar o PIB nominal e real do Brasil entre 1796 e 1899, dada a ausência de estimativas que cobrissem esse período de forma continua. Identificamos sete fases de crescimento do produto real agregado brasileiro. A taxa média do período como um todo (1796-2013, 218 anos) foi de 3,53% a.a. .Na análise do PIB per capita, identificamos oito fases de crescimento. A taxa média de crescimento do período como um todo foi de 1,62% a.a. No que diz respeito à volatilidade dos ciclos, tal volatilidade foi em geral decrescente quando medida pelo desvio-padrão dos ciclos extraídos pelo Filtro HP.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.