Análise exploratória da produção de conhecimento na região Sul do Brasil e as relações universidade-empresa
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i68.48892Keywords:
Institutos de Pesquisa, Produção de Conhecimento, Sistema Regional de InovaçãoAbstract
O conceito de Sistema Regional de Inovação auxilia no entendimento do processo de inovação e aprendizagem em dada região e é exatamente essa a contribuição desse trabalho ao estudar a produção de conhecimento na Região Sul do Brasil. O objetivo é mapear a produção de conhecimento nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a partir dos dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, e verificar quais as instituições em cada estado são mais produtivas em termos de produção bibliográfica (artigos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais) per pesquisador. A partir do mapeamento dessas instituições, busca-se, também analisar os relacionamentos dessas instituições com as empresas, focando nos canais de troca de conhecimento e tipos de relacionamento. A análise dessas relações auxilia o entendimento das formas em que se da o processo de formação de aprendizado e da construção de competências, ambos essenciais para o processo inovativo da região Sul do Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
