ANÁLISE DE DECOMPOSIÇÃO ESTRUTURAL PARA A ECONOMIA BRASILEIRA ENTRE 1995 E 2009

Autores

  • Helena Loiola de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Aparecida Silva Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v41i2.44244

Palavras-chave:

economia brasileira, decomposição estrutural, análise de insumo-produto

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a dinâmica setorial da economia brasileira entre 1995 e 2009 utilizando a decomposição estrutural da matriz insumo-produto. Foram realizadas decomposições do emprego, valor adicionado e valor bruto da produção (VBP). O setor agropecuário apresentou, por um lado, redução no emprego, explicada pelo aumento da produtividade do trabalho, e, por outro crescimento no valor adicionado e no VBP puxado pelas exportações e consumo das famílias. O crescimento no setor industrial foi explicado pelo aumento da demanda final da economia, uma vez que a mudança tecnológica, principalmente a ocorrida no próprio setor industrial, reduziu esse crescimento. Houve um exponencial crescimento do setor de serviços no período, em âmbito do emprego, valor adicionado e VBP.

Biografia do Autor

Helena Loiola de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de São Carlos (PPGEc – UFSCar)

Maria Aparecida Silva Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Economia Aplicada, Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEc – UFSCar)

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Figueiredo, H. L. de, & Oliveira, M. A. S. (2015). ANÁLISE DE DECOMPOSIÇÃO ESTRUTURAL PARA A ECONOMIA BRASILEIRA ENTRE 1995 E 2009. Revista De Economia, 41(2). https://doi.org/10.5380/re.v41i2.44244

Edição

Seção

Artigos