POSSIBILIDADES DE RE-ELABORAÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO ENSINO DA LEITURA DIALÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v5i1.34157Resumo
O pensamento humano desenvolve-se num movimento dialético que tem o significado apreendido e internalizado como base para a compreensão de um novo conhecimento. Essa ocorre por meio da análise e da integração, resultando numa síntese. A leitura dialética ou interativa reúne elementos da leitura (tradicional) e da leitura ativa e promove uma interação entre os conhecimentos prévios e o enunciado do gênero discursivo, criando possibilidades de internalização de novos significados durante o processo de leitura tornando o leitor falante no processo comunicativo, porque externaliza o seu pensamento de acordo com os elementos do
gênero. O ensino dos gêneros desde a educação infantil cria possibilidades do leitor no ensino fundamental (séries iniciais) reelaborar os enunciados internalizados oralmente em enunciados escritos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

