Open Journal Systems

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DE PIRACICABA

Vânia G. Massabni, Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz, Alex Augusto Abreu Bovo, Alexandre Reis Percequillo, Flávio Bertin Gandara Mendes, Marina Melo Duarte

Resumo


A interação entre os municípios e universidades pode fornecer poderosas ferramentas na resolução de problemas socioambientais locais. Apresentamos aqui os processos de construção e os resultados de uma dessas formas de interação. A disciplina Ecologia Aplicada é destinada aos ingressantes do curso de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), em Piracicaba, São Paulo. Nela, grupos de alunos, com a ajuda de um tutor e sempre monitorados pelos docentes responsáveis, trabalham na resolução de problemas socioambientais, contando com a Aprendizagem Baseada em Problemas. No primeiro semestre de 2020, excepcionalmente, em contexto da pandemia da COVID-19, a disciplina foi oferecida a distância e sem as excursões nas quais os problemas socioambientais a serem trabalhados seriam identificados. Para sua realização, o ambiente virtual da universidade foi fundamental em todas as etapas. A cada aluno foi pedido que identificasse questões ambientais no município de Piracicaba. Os docentes formaram grupos de alunos por afinidade de assunto. Cada grupo escolheu um problema ambiental a ser trabalhado durante o semestre. Após trabalharem com os tutores ao longo do semestre, os alunos propuseram resoluções a seus problemas ambientais. Os trabalhos foram considerados pelos docentes de alta qualidade, tendo muitos grupos chegado a resultados que podem futuramente se transformar em políticas públicas. Alguns grupos produziram material informativo à sociedade, outros criaram perfis em redes sociais para comunicação. A Aprendizagem Baseada em Problemas se mostrou válida para promover reflexões e buscar soluções para problemas do município.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRINO, Eduardo Roberto; BOVO, Alex Augusto Abreu; LUZ, Daniela Tomasio Apolinario; COSTA, Julio Cesar; BETINI, Gustavo Sigrist; FERRAZ, Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros; COUTO, Hilton Thadeu Zarate. Aves do campus “Luiz de Queiroz” (Piracicaba, SP) da Universidade de São Paulo: mais de 10 anos de observações neste ambiente antrópico. Atualidades Ornitológicas, n. 173, p. 40-52, 2013.

ALEXANDRINO, Eduardo Roberto; BOGONI, Juliano André; NAVARRO, Ana Beatriz; BOVO, Alex Augusto Abreu; GONÇALVES, Rafael de Menezes; CHARTERS, Jacob Daniel; DOMINI, Juan Andrés; FERRAZ, Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros. Large Terrestrial Bird Adapting Behavior in an Urbanized Zone. Animals, v. 9, n. 6, p. 351- 365, 2019.

BARRETTO, Alberto Giaroli de Oliveira Pereira; SPAROVEK, Gerd; GIANNOTTI, Mariana. Atlas rural de Piracicaba. Piracicaba: IPEF, 2006, 76p.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.

BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeira; TASSIGNY, Mônica Mota; BASTOS, Adriana Teixeira; OLIVEIRA, Artur Gomes. Aprendizagem baseada em problemas em contextos de educação à distância. Revista EDaPECI, v. 13, n. 1, p. 278-297, 2013.

BOVO, Alex Augusto Abreu; MAGIOLI, Marcelo; PERCEQUILLO, Alexandre Reis; KRUSZYNSKI, Cecília; ALBERICI, Vinícius; MELLO, Marco A. R.; CORREA, Lidiani Silva; GEBIN, João Carlos Zecchini; RIBEIRO; Yuri Geraldo Gomes; COSTA; Francisco Borges; RAMOS, Vanessa Nascimento; BENATTI, Hector Ribeiro; LOPES, Beatriz; MARTINS, Maísa Z. A.; DINIZ-REIS, Thais Rovere; CAMARGO, Plínio Barbosa de; LABRUNA, Marcelo Bahia; FERRAZ, Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros. Human-modified landscape acts as refuge for mammals in Atlantic Forest. Biota Neotropica, v. 18, n. 2, p. e20170395, 2018.

BRASIL. Lei No 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRASIL. Lei No 9795, de 27 de Abril de 1999. Brasília, DF: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - CETESB. Qualidade das águas interiores no estado de São Paulo - 2017. São Paulo: CETESB, 2018.

COSTA, Francisca Pinheiro da Silveira. Evolução urbana da cobertura vegetal de Piracicaba – São Paulo (1940-2000). 2004. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2004.

E-DISCIPLINAS USP. LCF0104 - Ecologia Aplicada (2020). 2020. Disponível em (acesso restrito).

ESALQ. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Piracicaba, 2020. Disponível em:

ESALQ. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Projeto Político Pedagógico – Bacharelado em Ciências Biológicas: processo de renovação do reconhecimento do curso de Ciências Biológicas. Piracicaba, 2015a. Disponível em:

ESALQ. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Projeto Político Pedagógico – Licenciatura em Ciências Biológicas. Piracicaba, 2015b. Disponível em:

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Piracicaba. 2020. Disponível em

MASETTO, Marcos Tarcísio. Docência no ensino superior voltada para a aprendizagem faz a diferença. Cadernos de Pedagogia Universitária USP, n. 12, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.

MASSABNI, Vânia Galindo; MEDEIROS NETO, Luiz Gonzaga; SILVA FILHO, Demóstenes Ferreira; BATISTA, João Luis Ferreira. Resolução de Problemas Florestais: desafios na construção de uma disciplina na universidade. In: Congresso Internacional PBL 2010, São Paulo. Anais... EACH, 2010.

MEZZARI, Adelina. O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 1, p. 114-121, 2011.

PIRACICABA. Lei No 6.922, de 24 de Novembro de 2010. Piracicaba, SP, 2010. Disponível em:

RANZANI, Guido. Subsídios à geografia de Piracicaba. Piracicaba: Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, 1976.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: edUFSCar. 2008

RODRIGUES, Ricardo Ribeiro; GANDOLFI, Sergius; NAVE, Andre Gustavo; ARONSON, James; BARRETO, Tiago Egydio; VIDAL, Cristina Yuri; BRANCALION, Pedro Henrique Santin. Large-scale ecological restoration of high-diversity tropical forests in SE Brazil. Forest Ecology and Management, v. 261, n. 10, p. 1605-1613, maio 2011.

FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS - SEADE. Disponível em:

TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL. 1992. Disponível em:




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v13i2.76952

Apontamentos

  • Não há apontamentos.