POSSIBILIDADES DE RE-ELABORAÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO ENSINO DA LEITURA DIALÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rosangela Valachinski Gandin Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v5i1.34157

Resumo

O pensamento humano desenvolve-se num movimento dialético que tem o significado apreendido e internalizado como base para a compreensão de um novo conhecimento. Essa ocorre por meio da análise e da integração, resultando numa síntese. A leitura dialética ou interativa reúne elementos da leitura (tradicional) e da leitura ativa e promove uma interação entre os conhecimentos prévios e o enunciado do gênero discursivo, criando possibilidades de internalização de novos significados durante o processo de leitura tornando o leitor falante no processo comunicativo, porque externaliza o seu pensamento de acordo com os elementos do
gênero. O ensino dos gêneros desde a educação infantil cria possibilidades do leitor no ensino fundamental (séries iniciais) reelaborar os enunciados internalizados oralmente em enunciados escritos.

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Como Citar

Gandin, R. V. (2012). POSSIBILIDADES DE RE-ELABORAÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO ENSINO DA LEITURA DIALÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Divers@!, 5(1). https://doi.org/10.5380/diver.v5i1.34157

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Artigos