DA IMAGEM DA MULHER IMPOSTA PELA MÍDIA COMO UMA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v43i0.6991Keywords:
Imagem feminina, Mídia, Discriminação, Violência psicológica, FeminismoAbstract
O padrão de beleza feminina foi modificado radicalmente durante o século vinte, mediante a divulgação do corpo feminino pelos meios de comunicação. Essa mudança, longe de ser favorável às mulheres, mostrou-se uma violência psicológica, tendo em vista a imposição de uma estética voltada para corpos extremamente magros, jovens e europeizados, sendo que tais características são incompatíveis com a aparência da maioria das mulheres. Para reverter este quadro, é fundamental alterar a discussão sobre a imagem feminina, tirando-a da esfera do reforço de auto-estima e transferindo-a para a esfera dos direitos humanos. Essa perspectiva é necessária porque a imagem feminina divulgada pela mídia é discriminatória, irreal, não contempla a diversidade da população feminina, é pouco saudável e prejudicial ao desenvolvimento adequado de crianças e adolescentes, sendo todas essas situações vedadas em inúmeros tratados de direitos humanos.
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