Periodicidade e objetivos
A Revista da Faculdade de Direito UFPR (RFDUFPR) ("Revista") é publicada quadrimestralmente e tem interesse em artigos inéditos, nacionais e estrangeiros, relacionados à dogmática e à crítica jurídica, nacional ou estrangeira, bem como aos direitos humanos. A Revista abrange todas as áreas jurídicas e, com o intuito de aprofundar a cultura jurídica brasileira, prestigia a aproximação do direito com outras áreas do conhecimento, sempre mantendo o compromisso com a construção de uma sociedade democrática, justa e solidária.
Submissão eletrônica
ATENÇÃO! Evite rejeições sumárias. Previamente à submissão, leia atentamente as diretrizes para autores, bem como as condições para submissão, e tenha certeza de que todas elas foram seguidas. Tenha certeza, ainda, de que a submissão atende apropriadamente às normas externas (ABNT) mencionadas nas diretrizes.
Os autores devem apresentar seus trabalhos por meio do sistema de submissão eletrônica da Revista, exclusivamente no formato Microsoft® Word®. Não são aceitos trabalhos submetidos via e-mail nem em formato .pdf.
Declaração de submissão e verificação
Os autores assumem a responsabilidade pelas ideias e palavras publicadas. A submissão implica que o trabalho não foi publicado, que não está sob análise/consideração para publicação em outro meio/lugar/língua, e que a sua publicação é aprovada por todos os autores. Caso o trabalho submetido tenha origem em texto monográfico (por exemplo, tese ou dissertação), essa origem deverá ser informada expressamente na submissão. Trabalhos compostos de partes copiadas e coladas do texto monográfico original não são aceitos.
Declaração de conflito de interesses e utilização de detalhes clínicos, dados e imagens de pacientes
A Revista requer dos autores, quando cabível, declaração de quaisquer interesses concorrentes em relação ao trabalho submetido. O autor responsável pela submissão fica obrigado a essa declaração, em nome de todos os demais autores do documento. Caso o artigo envolva estudos sobre pacientes ou voluntários, a aprovação por comitê de ética, bem como o consentimento informado individual de cada participante, devem ser incluídos como parte do documento.
Nota sobre direitos autorais
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo seja mencionado expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.
Número de autores, submissões e grau acadêmico mínimo
Cada artigo deve ter no máximo três autores e pelo menos um deles deve possuir título de doutor. Cada autor poderá ter um único trabalho em processo editorial, e a Revista adota, em geral, um intervalo de três edições entre a publicação de dois trabalhos de um mesmo autor. Em atendimento aos quesitos de exogenia e de filiação a instituições estrangeiras, nos termos explicitados nos relatórios do Qualis Periódicos da Capes, a Revista concede prioridade a, respectivamente, artigos de autores vinculados a instituições situadas fora do Paraná e do Brasil.
Forma, tamanho, idiomas e normas gerais
A Revista aceita artigos inéditos, escritos em terceira pessoa, contendo entre 7.000 e 12.000 palavras (cerca de 17 a 30 páginas em formato A4, fonte Times New Roman® corpo 12), incluindo título, resumo (150-250 palavras), palavras-chave (3 a 5), títulos de seção, texto principal, notas de rodapé, referências e quaisquer apêndices. São aceitos artigos em português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. Os artigos serão publicados em sua língua original. Os artigos deverão apresentar (também incluídos no limite de palavras acima) o título, o resumo e as palavras-chave em sua língua original. Atenção! Submissões realizadas a partir de janeiro de 2024 não deverão conter título, resumo e palavras-chave em inglês, exceto quanto a artigos escritos integralmente nessa língua, nem em português, no caso de artigos escritos integralmente em qualquer outra língua que não o português. A Revista providenciará esses elementos, no caso de artigos efetivamente publicados. O resumo deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6028©, contendo o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do artigo. As seções podem ser primárias, secundárias e terciárias, e, conforme a norma ABNT NBR 6024©, todas as seções devem conter um texto relacionado a elas (não pode haver dois ou mais títulos de seção em sequência, sem um texto entre eles). Não deverão ser utilizados sumários nem epígrafes; as seções de introdução e de referências não deverão ser numeradas. A critério dos editores, artigos mais curtos ou mais longos podem ser considerados, após deliberação fundamentada.
Ilustrações
Figuras, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, quadros, tabelas, etc. são limitados individualmente a 17 centímetros de largura por 11 centímetros de altura e devem apresentar título e fonte conforme as normas ABNT NBR 14724© e ABNT NBR 10520©. Ilustrações contendo texto e/ou números (por exemplo, gráficos, quadros e tabelas) devem ser totalmente editáveis, e imagens (por exemplo, figuras e fotografias) devem estar em alta resolução (mínimo de 600 pontos por polegada). O descumprimento dessas diretrizes implicará a remoção de ilustrações e, caso sejam imprescindíveis à compreensão do texto, a rejeição do artigo correspondente.
Citações e referências
Quanto às citações, deve ser utilizado o sistema autor-data (vide norma ABNT NBR 10520© para textos em português brasileiro; observe que essa norma foi atualizada em julho de 2023). Quanto às referências, para artigos em português brasileiro deve ser utilizada obrigatoriamente a norma ABNT NBR 6023©, e para artigos originalmente em inglês ou qualquer outra língua, exceto português brasileiro, pode-se utilizar, opcionalmente à norma ABNT NBR 6023©, o Manual de Estilo de Chicago©. Para notas explicativas, deve-se utilizar apenas notas de rodapé, em vez de notas finais. Notas muito longas devem ser evitadas: cinco linhas em fonte Times New Roman® corpo 10 é o tamanho máximo para essas notas. A equipe editorial reserva-se o direito de editar notas excessivamente longas. Somente as obras efetivamente citadas no trabalho devem constar na lista de referências.
Autocitações
A Revista aceita no máximo três autocitações/referências (considerando o total de autores), as quais devem ser de fato essenciais aos objetivos, à metodologia e aos resultados do artigo.
Avaliação cega
A Revista utiliza o método duplo-cego (double-blind peer review), o que significa que, durante todo o processo editorial, as identidades dos avaliadores e dos autores são mantidas em sigilo mútuo. Assim, nome, afiliação, informações biográficas, e-mail do autor e eventuais agradecimentos devem ser adicionados somente à seção de metadados, por meio do sistema de submissão eletrônica. Antes de enviar, reveja o documento Microsoft® Word® quanto a dados ocultos ou informações pessoais que possam estar armazenados no próprio documento ou nas propriedades do documento. Utilize a ferramenta Inspecionar Documento para encontrar e remover dados ocultos e informações pessoais de documentos Microsoft® Word®.Os autores que publicam na Revista concordam com os seguintes termos:
– os autores mantêm os direitos autorais e transferem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, permitido o compartilhamento do trabalho desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
– os reutilizadores devem dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia o reutilizador ou a reutilização;
– os reutilizadores não podem aplicar restrições adicionais, termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita;
– os reutilizadores devem atribuir crédito ao criador e permitir que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, exclusivamente para fins não comerciais e desde que sob os mesmos termos, respeitados a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e outros normativos vigentes.
Os nomes e endereços de e-mail informados no processo de submissão serão usados exclusivamente para os propósitos da Revista, e serão disponibilizados ao público nos artigos.