VIVÊNCIA E ANÁLISE DE AJUDA TERAPÊUTICA COM CLIENTE ALCOOLISTA

Autores

  • Maria da Soledade Simeão dos Santos
  • Antonia Regina Ferreira Furegato
  • Maria Cecília Morais Scatena

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v11i3.7305

Palavras-chave:

Relacionamento interpessoal, Álcool, Enfermagem, Saúde mental, Interpersonal Relationship, Alcohol, Nursing, Mental Health, Relación Interpersonal, Enfermería, Salud Mental.

Resumo

Trata-se de um estudo que retrata a dinâmica do relacionamento de ajuda entre uma enfermeira/pós-graduanda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Univesidade de São Paulo (USP) com o cliente alcoolista, que freqüenta as atividades do Centro de estudo para Prevenção e Reabilitação da Alcoolismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPRAL/UFRJ). Objetivou-se verificar a adequação das técnicas de comunicação terapêutica e destacar modificações imprimidas pelo entrevistado ou pelo entrevistador no decorrer no relacionamento de ajuda. Os resultados indicam a  importância do conhecimento técnico e da disposição para avaliar suas comunicações visando a ajuda terapêutica no cuidado de enfermagem.

Downloads

Como Citar

Santos, M. da S. S. dos, Furegato, A. R. F., & Scatena, M. C. M. (2006). VIVÊNCIA E ANÁLISE DE AJUDA TERAPÊUTICA COM CLIENTE ALCOOLISTA. Cogitare Enfermagem, 11(3). https://doi.org/10.5380/ce.v11i3.7305

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL