SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO NO TRABALHO DE GESTORES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.61440

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Satisfação no Trabalho, Gestor de Saúde, Saúde do Trabalhador.

Resumo

Objetivo: identificar e analisar os fatores geradores de satisfação e insatisfação nas atividades de
gestores que atuam na Estratégia Saúde da Família.
Método: abordagem qualitativa, amparada pelos referenciais teóricos do processo de trabalho,
satisfação e insatisfação de Dejours. Entrevistou-se sete gestores de Unidades Básicas de Saúde das
regiões geográficas de Florianópolis entre setembro de 2016 e julho de 2017. Para o tratamento
dos dados, foi utilizado o programa Atlas.ti versão 7.5.
Resultados: dentre os fatores geradores de satisfação, destacaram-se a cooperação e boas relações
com as equipes que prestam assistência aos usuários, a resolutividade da assistência e o bom
relacionamento com os usuários; fatores geradores de insatisfação: déficit/problemas com a força
de trabalho; déficit/problemas com os instrumentos de trabalho e não capacitação para ser gestor.
Conclusão: boas relações de trabalho e desenvolvimento de práticas resolutivas impactam
positivamente. Déficit nas condições e relações de trabalho são significativos na insatisfação no
trabalho.

Publicado

14-01-2020

Como Citar

Nunes, A. C. B., Pires, D. E. P. de, & Machado, R. R. (2020). SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO NO TRABALHO DE GESTORES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.61440

Edição

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Artigo Original