SENTIMENTOS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR SOB A ÓTICA DE HEIDEGGER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i4.57562

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Emoções, Estágio clínico, Saúde mental, Universidades.

Resumo

Objetivo: compreender os sentimentos dos acadêmicos de Enfermagem durante o Estágio Curricular Obrigatório. Método: pesquisa qualitativa com referencial teórico metodológico da Fenomenologia: descrição, redução e compreensão, e analisada sob a ótica de Heidegger. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2016, utilizou-se a técnica de grupo focal com 13 acadêmicos na Escola de Enfermagem de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Resultados: emergiram nos depoimentos sentimentos de insegurança, medo, cobrança pessoal, solidão, angústia, alegria, felicidade e tristeza. Conclusão: a maturidade psicológica e algumas características pessoais serão fatores que facilitarão a vivência e compreensão desses sentimentos, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. A universidade, conhecendo essas experiências, pode também contribuir com estratégias para amenizá-las, auxiliando na promoção de saúde mental.

Biografia do Autor

Márcia Gabriela Gomes Nascimento, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil.

Zélia Marilda Rodrigues Resck, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira.Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas. Alfenas-MG-Brasil.

Sueli de Carvalho Vilela, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas. Alfenas-MG-Brasil. 

Publicado

12-12-2018

Como Citar

Nascimento, M. G. G., Resck, Z. M. R., & Vilela, S. de C. (2018). SENTIMENTOS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR SOB A ÓTICA DE HEIDEGGER. Cogitare Enfermagem, 23(4). https://doi.org/10.5380/ce.v23i4.57562

Edição

Seção

Artigo Original