CONTRIBUIÇÃO DA VIVÊNCIA ACADÊMICA EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE SAÚDE MENTAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

  • Cínthia Verdolin Lopes
  • Amanda Márcia Santos Reinaldo

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i4.30390

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Saúde mental, Serviços de saúde

Resumo

Esse estudo teve como objetivo relatar a contribuição da vivência acadêmica em um Centro de Convivência de Saúde Mental para a formação do enfermeiro. Como resultado, a inserção de discentes de Enfermagem em dispositivos da rede de atenção substitutiva de saúde mental permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao exercício da profissão. Ademais, essa vivência acadêmica permitiu que a formação do enfermeiro seja concordante com o conjunto de transformações, advindas da Reforma Psiquiátrica, na política, práticas, saberes e valores culturais e sociais, em relação ao sofrimento psíquico, dentro das instituições e das relações interpessoais. A interlocução entre a enfermagem e os serviços substitutivos de saúde mental contribui para o sucesso na terapêutica oferecida aos indivíduos em sofrimento psíquico, quando se supera o modelo de assistência baseado meramente na aplicação de procedimentos técnicos e de medicações.

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Publicado

28-12-2012

Como Citar

Lopes, C. V., & Reinaldo, A. M. S. (2012). CONTRIBUIÇÃO DA VIVÊNCIA ACADÊMICA EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE SAÚDE MENTAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. Cogitare Enfermagem, 17(4). https://doi.org/10.5380/ce.v17i4.30390

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso