ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS IDENTIFICADAS CON ESTUDIANTES AVANZADOS DE ENFERMERÍA

Autores/as

  • Suzel Regina Ribeiro Chavaglia Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM http://orcid.org/0000-0001-7033-0185
  • Maria Helena Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Alvaro da Silva Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rafaela Dagma Duarte Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Divanice Contim Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rosali Isabel Barduchi Ohl Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.53876

Palabras clave:

Tecnologia da informação, Meios de comunicação, Ensino, Educação em enfermagem, Enfermagem.

Resumen

Objetivos: Identificar estrategias, recursos didácticos y herramientas digitales utilizadas en enseñanza de grado en Enfermería, según
los estudiantes. Método: Estudio descriptivo, transversal, realizado de mayo a agosto de 2016, con 149 estudiantes avanzados de Enfermería de
una universidad pública de Minas Gerais. Datos analizados en forma descriptiva simple mediante Statistical Package for the Social Sciences (SPSS),
versión 20.0. Resultados: Las estrategias de enseñanza predominantes fueron: clases expositivo-dialogadas, 147 (94,6%) y clases expositivas, 131
(87,9%). Los recursos de enseñanza fueron: Data Show, 148 (99,3%); lectura de artículos, 146 (98%) y proyector de diapositivas, 142 (95,3%). Las
herramientas digitales predominantes fueron: Presentación Digital Power Point, 147 (98,7%); e-mail, 145 (97,4%) y el motor de búsqueda Google,
144 (94,7%). Conclusión: Los resultados demostraron necesidad de mayor diversificación y utilización de estrategias diferentes que utilicen las
Tecnologías de Información y Comunicación en la enseñanza de Enfermería.

Biografía del autor/a

Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas-UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Docente na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Atuação na Área de Enfermagem e subárea de Gerenciamento - Urgência e Emergência- Saúde do Idoso, Família e Sociedade. Coordenação de Curso de Enfermagem Universidade de Uberaba-UNIUBE(MG), Consultora na Implantação da Faculdade e Gestora dos Cursos da Área da Saúde da Faculdade Talentos Humanos (FACTHUS) - Uberaba (MG) . Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIS - MEC/INEP. Membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem - RIIEE.

Maria Helena Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Associada Doutora do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG – Brasil -

Alvaro da Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Associado Doutora do Departamento de Enfermagem em Educação em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG – Brasil

Rafaela Dagma Duarte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG – Brasil

Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Adjunta Doutora do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG – Brasil 

Rosali Isabel Barduchi Ohl, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – São Paulo – SP - Brasil.

Publicado

2018-08-08

Cómo citar

Chavaglia, S. R. R., Barbosa, M. H., Santos, A. da S., Duarte, R. D., Contim, D., & Ohl, R. I. B. (2018). ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS IDENTIFICADAS CON ESTUDIANTES AVANZADOS DE ENFERMERÍA. Cogitare Enfermagem, 23(3). https://doi.org/10.5380/ce.v23i3.53876

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL